UM OLHAR SOBRE O SUJEITO DISCURSIVO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: UMA PROPOSTA DE LEITURA
Mots-clés :
Análise do discurso. Sujeito discursivo. Leitura. Discurso publicitárioRésumé
Tendo-se em vista que o sujeito referido na Análise do Discurso não é o sujeito empírico, mas o sujeito discursivo, esta pesquisa propõe trabalhar a leitura com uma interação aluno versus sujeito discursivo, levando-os a perceberem quais os posicionamentos adotados pelo enunciador, objetivando contribuir para a formação de um sujeito consciente, capaz de interagir com os diversos discursos existentes no mundo. Para tanto foi proposto a leitura dos anúncios publicitários: i. Hope Ensina (2011); ii. “TPM” (2011) da Havaianas; iii. “Aquela das amigas que arriscam tudo” (2013) da Ford. A proposta de análise do sujeito discursivo possibilitou pensa-lo enquanto uma categoria de leitura que poderia contribuir com a formação do leitor em contextos formais ou informais de aprendizagem.