O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COMO PROPOSTA DE MATERIAL AUTÊNTICO PARA ENSINO DE PLE
Mots-clés :
anúncio publicitário, ensino, PLE.Résumé
Este artigo trata do ensino de Português Língua Estrangeira, com enfoque interculturalista. Parte-se do pressuposto de que o ensino de língua considera também a cultura. Entretanto, os recursos didáticos disponíveis deixam lacunas em relação a este tópico. É proposto aqui o uso de texto publicitário em sala de aula, por apresentar valores culturais implícitos. Há, entretanto, a necessidade de cuidados na seleção e de metodologia de análise em sua leitura. Foram realizadas pesquisas em textos-anúncios publicados em revistas e meios eletrônicos. Os resultados indicam: 1. a seleção do material autêntico deve levar em conta a presença de temas relativos à cultura brasileira; 2. o texto multimodal permite leituras de acordo com procedimentos analíticos da ACD e da Semiótica Social; 3. os anúncios publicitários apresentam implícitos culturais brasileiros relacionados a religiosidade e gênero. Assim, confirma-se a adequação do texto publicitário como recurso didático para ensino de PLE.