DA DEPRAVAÇÃO AO DESPERDÍCIO DE RECURSOS: ESTRATÉGIAS DE DESCONSTRUÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM REDES DE FAKE NEWS
Résumé
Este artigo analisa fake news que circulam sobre as universidades brasileiras a fim de identificar as principais estratégias discursivas empregadas e seus efeitos de sentido pretendidos. Para isso, foram selecionadas 17 fake news checadas pela Agência Lupa de janeiro de 2019 a agosto de 2020. O trabalho está fundamentado em Jenkins (2009), Wardle (2017), Santaella (2003, 2010, 2018, 2019), Bucci (2019a, 2019b), Haroche, Pêcheux e Henry (2007), Pêcheux (2009) e Maingueneau (2008, 2013, 2014, 2015). A análise partiu do agrupamento das fakes em quatro temas: “Nudez”, “Drogas”, “Gastos e produtividade” e “Outros”. Por fim, o corpus foi analisado em torno de quatro categorias: cenografia, tipos de fake, estratégias discursivas e efeitos de sentido pretendidos.
Palavras-chave: Cultura digital. Fake news. Universidade. Formação discursiva. Estratégias discursivas.