LEITURA DA AUTORIA NO TEXTO ESCRITO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI :
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i1p32-47Résumé
Este artigo traz reflexões acerca do trabalho pedagógico desenvolvido na escola, marcado por provocações, otimizadoras do processo de produção de escrita dos alunos. A metodologia empregada é a pesquisa comparativa. Entre os autores que norteiam os estudos empreendidos destacam-se Barthes (1984), Foucault (1992), Chartier (1999), Piovezan (2017). O termo autoria é conceituado e teoricamente fundamentado para compreender o processo autoral na situação da produção escrita do aluno do 5º ano do ensino fundamental, considerando os domínios linguístico, textual e discursivo. Os objetos de conhecimento e as habilidades definidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são considerados para categorizar e analisar o desempenho dos alunos pelos eixos: oralidade, leitura e escrita. Após a análise, são indicadas propostas de intervenções pedagógicas possíveis, a fim de orientar alunos, por suas potencialidades, a superar suas fragilidades, ampliar seus conhecimentos e qualificar as produções de escrita autoral.