MULTIMODALIDADE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO GÊNERO TIRA

Auteurs-es

  • Claudecy Campos Nunes Secretaria de Estado da Educação do Maranhão

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p113-125

Mots-clés :

Multimodalidade. Gênero textual. Construção de sentidos.

Résumé

Este artigo está direcionado para a questão de como a multimodalidade, no gênero tira, desempenha importante função na construção dos sentidos. Especificamente, objetiva a) identificar e analisar os recursos multimodais presentes na tira, e b) refletir sobre como a relação entre os aspectos verbais e não verbais favorece a construção de sentidos na tira. Na realização deste trabalho, utilizamos como corpus duas tiras de tema político-social do personagem Armandinho, de autoria de Alexandre Beck. Os resultados indicam que a multimodalidade se constrói no gênero tira por meio da combinação de elementos visuais e verbais que se complementam para transmitir uma mensagem de maneira concisa e impactante. Conclui-se que a multimodalidade é um fenômeno que se refere à capacidade de uma mensagem ser transmitida através de diferentes modos ou canais simultaneamente, como texto, imagem, som, gestos, entre outros.

Metrics

Chargements des mesures ...

Références

CUNHA, Andreia Honório da. Tiras e gramática do design visual: a produção de sentidos no gênero multimodal. 2017. 198 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 3rd ed. London: Routledge, 2021.

KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.

MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria

Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010. p. 209-224.

PEREIRA, Ana Elizabeth Lira da Costa; SOUSA, Rômulo Dantas de; SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de. Tira em quadrinhos na perspectiva dialógica: uma abordagem discursiva. Revista Geadel, v. 4, n. 1, p. 62-73, 2023. Disponível em: <https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/6590>. Acesso em: 28 set. 2023.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2023.

RAMOS, Paulo. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola, 2017.

ROWSELL, Jennifer. Situating multimodality in the landscape of language research. In: AINSWORTH, Steph; GRIFFITHS, Dominic; MACRORY, Gee; PAHLP, Kate (Ed.). Multimodality and multilingualism towards an integrative approach. Bristol: Multilingual Matters, 2023. p. 91-109.

SEGATE, Aline. As tiras nos livros didáticos de língua portuguesa: uma proposta de leitura. 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.

SOUSA, Lídia Lerbach de. Multimodalidade e contexto na leitura de textos charge. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

VAN LEEUWEN, Theo. Multimodality. In: SIMPSON, James (Ed.). The routledge handbook of applied linguistics. London: Routledge, 2011. p. 668-682.

Téléchargements

Publié-e

2024-08-19

Numéro

Rubrique

Dossiê Temas da sociedade contemporânea: perspectivas para o ensino da leitura e