UM MODELO TEÓRICO/DIDÁTICO DO GÊNERO TEXTUAL RELATO PESSOAL  

Auteurs-es

  • Marilúcia dos Santos Domingos Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Gabriela Aparecida Vidotti Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p290-302

Mots-clés :

Gênero textual, Modelo teórico/didático de gênero, Relato pessoal

Résumé

Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo teórico/didático do gênero textual relato pessoal. O modelo é uma ferramenta que possibilita a identificação dos elementos que caracterizam um gênero. Para tanto, tomamos como norte o Dispositivo Didático de Gêneros elaborado por Barros (2012) e realizamos pesquisa bibliográfica e exploratória. Os resultados colocaram em evidências as especificidades do gênero, em destaque: a função social de documentar e memorizar ações humanas; pertencimento a diferentes esferas socias de linguagem; o papel social de seus autores; destinatários pretendidos; estrutura flexível; os tempos verbais predominantes, assim como os aspectos que constituem a coesão textual, o tipo de linguagem e o tipo de discurso empregado.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Marilúcia dos Santos Domingos, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professora do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS (UENP. Pesquisadora do Grupo de pesquisa “Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas (CNPQ/UENP).

Gabriela Aparecida Vidotti, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Téléchargements

Publié-e

2024-08-19