DO DADO AO NOVO NA AULA DE LEITURA

a argumentação em pronunciamento oficial do Ministério da Saúde para o combate à dengue

Auteurs-es

  • Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Antonio Lemes Guerra Junior Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p98-112

Mots-clés :

Ensino de LP, Leitura, Argumentação, Discurso político, Pronunciamento oficial

Résumé

Este artigo objetiva apresentar uma proposta para o ensino de leitura a partir da análise da argumentação presente em um pronunciamento oficial do Ministério da Saúde sobre o combate à dengue. Mobilizando conceitos teóricos relacionados à argumentação e ao discurso político, busca-se contextualizar o gênero discursivo “pronunciamento oficial”, evidenciando a relevância da abordagem de textos político-argumentativos na Educação Básica, em consonância com as orientações da BNCC. A proposta, em linhas gerais, visa ilustrar a professores um meio de promover a capacidade dos alunos de analisar criticamente textos argumentativos, além de estabelecer condições para o desenvolvimento da consciência crítica e cidadã dos estudantes.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UEL). Integrante dos Grupos de Pesquisa Protexto (UFC) e Texto, Escrita e Leitura (PUC/SP).

Antonio Lemes Guerra Junior, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Références

ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à Análise Textual dos Discursos. Tradução de Maria das Graças Soares Rodrigues et al. Revisão técnica de João Gomes da Silva Neto. São Paulo: Cortez, 2011.

ADAM, Jean-Michel. Textos: tipos e protótipos. Coordenação da tradução: Mônica Magalhães Cavalcante. São Paulo: Contexto, 2019.

ADAM, Jean-Michel. Micronível, mesonível e macronível da estrutura textual. Tradução de Ana Lúcia Tinoco Cabral e Maria das Graças Soares Rodrigues. Revisão técnica de João Gomes da Silva Neto e Luis Passeggi. Letra Magna, Cubatão, v. 17, n. 27, p. 1-38, 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/28cfet2o. Acesso em: 04 maio 2024.

AMOSSY, Ruth. Argumentação e Análise do Discurso: perspectivas teóricas e recortes disciplinares. Tradução de Eduardo Lopes Piris e Moisés Olímpio Ferreira. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 1, p. 129-144, nov. 2011. Disponível em: https://tinyurl.com/29wbcvub. Acesso em: 04 maio 2024.

AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; SANTOS, Maristela Félix dos; CALHAU, Soade Pereira Jorge; LEAL, Vanesca Carvalho; PIRIS, Eduardo Lopes. Dez questões para o ensino de argumentação na Educação Básica: fundamentos teórico-práticos. Campinas: Pontes, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/y4lqrr4s. Acesso em: 04 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Em pronunciamento nacional, Ministra Nísia Trindade convoca população para enfrentamento à dengue. 6 fev. 2024. Disponível em: https://tinyurl.com/27qovfsd. Acesso em: 04 maio 2024.

CHARADEAU, Patrick. O discurso político. In: EMEDIATO, Wander; MACHADO, Ida Lúcia; MENEZES, William (org.). Análise do discurso: gêneros, comunicação e sociedade. Belo Horizonte: NAD/FALE-UFMG, 2006. p. 251-268.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

LEAL, Plínio Marcos Volponi. Análise de enquadramento em discurso ou

pronunciamento oficial: perspectivas teórico-metodológicas. In: CONGRESSO

DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 20., 2015, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: Intercom, 2015. p. 1-15. Disponível em: https://tinyurl.com/25bexv92. Acesso em: 04 maio 2024.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. Tradução de Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2015.

MARQUESI, Sueli Cristina. Linguística Textual e Análise Textual dos Discursos: sequências descritivas em progressão textual em foco. In: CAPISTRANO JÚNIOR, Rivaldo; LINS, Maria da Penha Pereira; ELIAS, Vanda Maria (org.). Linguística Textual: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Labrador, 2017. p. 279-298.

MARQUESI, Sueli Cristina. Procedimentos analíticos da ATD e produção escrita: estrutura composicional e sequências textuais descritivas em relatórios técnicos. In: GOMES, Alexandro Teixeira; PASSEGGI, Luis; RODRIGUES, Maria das Graças Soares (org.). Análise textual dos discursos: perspectivas teóricas e metodológicas. Coimbra: Grácio, 2018. p. 111-123.

MARQUESI, Sueli Cristina; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco; RODRIGUES, Maria das Graças Soares; ELIAS, Vanda Maria da Silva; GEBARA, Ana Elvira Luciano; ALBERT, Sílvia Augusta de Barros. O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da escrita e da leitura. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 15, n. 31, p. 105-125, 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/2y95wcfu. Acesso em: 04 maio 2024.

RODRIGUES, Maria das Graças Soares; MARQUESI, Sueli. “Chegou-se a uma posição de certeza de que não há perigo ambiental? A existência de certeza necessita ser demonstrada” − Plano de texto de uma decisão monocrática. Revista Fides, Natal, v. 12, n. 1, p. 19-40, ago./dez. 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/25dh5gsk. Acesso em: 04 maio 2024.

Téléchargements

Publié-e

2024-08-19

Numéro

Rubrique

Dossiê Temas da sociedade contemporânea: perspectivas para o ensino da leitura e