CELPE-BRAS E A PREPARAÇÃO DE PROFESSORES PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA ESCRITA EM PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
DOI :
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i3p170-189Résumé
O “Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros” (CELPE-BRAS) é um exame nacional que qualifica o aluno estrangeiro na proficiência da produção escrita em Língua Portuguesa. Assim, este artigo tem como objetivo definir caminhos possíveis no ensino da Produção textual da prova. Neste sentido, buscamos contribuir no Ensino de Português Língua Estrangeira (PLE), bem como auxiliar os professores que trabalham com esta temática. Por fim, o presente trabalho apresenta uma contextualização do Celpe-Bras, Fundamentação Teórica – partindo-se da Linguística Textual e uma Análise de uma Produção Escrita feita no ano de 2019, de um participante do Celpe-Bras. Consequentemente, também foi considerado a proposta e o comentário do avaliador.