IMPLICAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA ESCRITA EM INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL:

O PAPEL DO CHATGPT

Auteurs-es

  • Adriana Almeida Fernandes UERN/PPGL
  • Tatiana Lourenço Carvalho UERN/PPGL

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2025v14i2p31-45

Mots-clés :

Inteligência artificial. ChatGPT. Escrita em inglês. Autonomia na aprendizagem. Ética digital

Résumé

O desenvolvimento da proficiência da escrita em Inglês como Língua Adicional (ILA) é um processo complexo que se beneficia do uso de tecnologias digitais como a Inteligência Artificial (IA), promovendo a autonomia linguística dos aprendizes. Este artigo é um estudo bibliográfico sobre as implicações da IA, com foco no ChatGPT, para a aprendizagem da escrita em ILA. Os objetivos são: i) identificar como a IA interfere no desenvolvimento da escrita em ILA e ii) descrever como o ChatGPT pode auxiliar no aprimoramento da escrita no idioma. Questões éticas, como a dependência excessiva da IA e a proteção dos dados dos aprendizes, também são discutidas. A integração do ChatGPT é valiosa, mas deve ser gerida com cuidado para garantir o desenvolvimento proficiente da escrita.

Références

ALHARBI, Wael. AI in the Foreign Language Classroom: A Pedagogical Overview of Automated Writing Assistance Tools. Education Research International, vol. 2023, Article ID 4253331, 15 pages, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1155/2023/4253331. Acesso em: 5 ago. 2023.

ALJANABI, Mohammad; MOHANAD Ghazi; AHMED Hussen Ali; SAAD Abas Abed; ChatGPT2. ChatGpt: Open Possibilities. Iraqi Journal For Computer Science and Mathematics, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 62–64, 2023. DOI: 10.52866/20ijcsm.2023.01.01.0018. Disponível em: https://journal.esj.edu.iq/index.php/IJCM/article/view/539. Acesso em: 19 sep. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 23 ago. 2024.

BROWN, H. Douglas.; LEE, Heekyeong. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 4 ed. Pearson: New York, 2015.

DENG. Jianyang; LIN, Yijia. The Benefits and Challenges of ChatGPT: An Overview. Frontiers in Computing and Intelligente Systems, V. 2 (2), 81-83, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.54097/ fcis.v2i2.4465. Acesso em: 18 set. 2023.

FLOWER, Linda; HAYES, John R. A cognitive process theory of writing. College Composition and Communication, v. 32, n. 4, p. 365-387, dez. 1981. Disponível em: https://doi.org/10.2307/356600. Acesso em: 8 ago. 2023.

GILL, Sukhpal Singh et al. Transformative effects of ChatGPT on modern education: Emerging Era of AI Chatbots. Internet of Things and Cyber-Physical Systems, v. 4, p. 19-23, 2024. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2667345223000354. Acesso em: 19 ago. 2024.

GODWIN-JONES, Robert. Partnering with AI: Intelligent writing assistance and instructed language learning. Language Learning & Technology, 26(2), 5–24, 2022. Disponível em: http://doi.org/10125/73474. Acesso em: 5 ago. 2023.

HALEEM, Abid; JAVAID, Mohd; SINGH, Ravi Pratap. An era of ChatGPT as a significant futuristic support tool: A study on features, abilities, and challenges. Bench Council Transactions on Benchmarks, Standards and Evaluations. V. 2, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tbench.2023.100089. Acesso em: 5 set. 2023.

HONG, Wilson Cheong Hin. The impact of ChatGPT on foreign language teaching and learning: Opportunities in education and research. Journal of Educational Technology and Innovation, 5(1), 37-45, 2023. Disponível em: https://jeti.thewsu.org/index.php/cieti/article/view/103. Acesso em: 18 ago. 2024.

MHLANGA, David. Open AI in Education, the Responsible and Ethical Use of ChatGPT Towards Lifelong Learning. (February 11, 2023). E-pub. Disponível em SSRN: https://ssrn.com/abstract=4354422. Acesso em: 25 ago. 2023.

MIN Zhang; JUNTAO Li. A commentary of GPT-3 in MIT Technology Review 2021. Fundamental Research, Volume 1, Issue 6, 2021, Pages 831-833, ISSN 2667-3258. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.fmre.2021.11.011. Acesso em: 11 ago. 2023.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Manual de pesquisa em Estudos Linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.

RICHARDS, Jack C.; RODGERS, Theodore S. Abordagens e métodos no ensino de línguas. Imprensa da Universidade de Cambridge, 2014.

RICART-VAYÁ, Alicia. ChatGPT como herramienta para mejorar la expresión escrita en inglés como lengua extranjera. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, [S. l.] , v. 2, pág. 1–16, 2024. DOI: 10.17533/udea.ikala.354584. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/ikala/article/view/354584. Acesso em: 15 ago. 2024.

RUDOLPH, Jungen; TAN, Samson; TAN, Shannon. ChatGPT: Bullshit spewer or the end of traditional assessments in higher education. Journal of Applied Learning and Teaching, V. 6(1), 2023. Disponível em: http://journals.sfu.ca/jalt/index.php/jalt/index. Acesso em: 8 set. 2023.

SCHLATTER, Margarete; GARCEZ, Pedro. M. Línguas Adicionais (Espanhol e Inglês). In: Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico. (Org.). Referencias curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagem, códigos e suas tecnologias. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico, v. 1, p. 127-172, 2009.

TRIBBLE, Chris. Writing. Oxford: Oxford University, 1996.

VICENTE-YAGÜE-JARA, Maria-Isabel et al. Escritura, creatividad e inteligencia artificial. ChatGPT en el contexto universitario. Comunicar, 77, 47-57, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3916/C77-2023-04. Acesso em: 19 ago. 2024.

Téléchargements

Publié-e

2025-06-21

Comment citer

Fernandes, A. A., & Carvalho, T. L. (2025). IMPLICAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA ESCRITA EM INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL:: O PAPEL DO CHATGPT. Verbum, 14(1), 31–45. https://doi.org/10.23925/2316-3267.2025v14i2p31-45