DA ESCOLA À UNIVERSIDADE

a resenha crítica como caminho de letramento acadêmico no Ensino Médio

Auteurs-es

Résumé

Este artigo analisa a resenha crítica como estratégia de inserção de estudantes do Ensino Médio em práticas de letramento acadêmico na escola pública. A pesquisa foi realizada com uma turma do 3º ano de uma escola estadual do interior de Alagoas, por meio de uma sequência didática com leitura crítica e escrita orientada. Fundamentados em estudos de letramento sociocultural e gêneros acadêmicos, investigamos como essa prática contribui para o desenvolvimento de competências discursivas e autorais. A análise evidenciou avanços na organização textual, uso de conectores e construção de voz crítica. Concluímos que a resenha crítica, trabalhada de forma sistemática, favorece a autonomia discursiva e aproxima estudantes da cultura acadêmica

Références

ANTUNES, Irandé. Textualidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARTON, David; HAMILTON, Mary. Literacy practices. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIČ, Roz (org.). Situated literacies: reading and writing in context. London: Routledge, 2000. p. 7-15.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/bncc. Acesso em: 25 jun. 2025.

KLEIMAN, Ângela B. A prática de letramentos no cotidiano escolar: múltiplas formas de ver e viver o conhecimento. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 29, p. 11-29, jan./abr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/9X5XfZBYJGd3qNVKbkrkLJh. Acesso em: 25 jun. 2025.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2001.

MACHADO DE ASSIS. O espelho: esboço de uma nova teoria da alma humana. In: Papéis avulsos. São Paulo: Ática, 2004.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 51, n. 1, p. 95-116, jan./jun. 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636251. Acesso em: 25 jun. 2025.

STREET, Brian V. Letramento como prática social. Tradução de Magda Soares. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

XAVIER, Antônio Carlos. A resenha crítica como gênero de aculturação acadêmica: aproximações com o campo da educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, e203469, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/GzfGdKfVYfXTgMVqXZMC3Wy. Acesso em: 25 jun. 2025.

Publié-e

2025-12-01

Comment citer

Silva, S. (2025). DA ESCOLA À UNIVERSIDADE: a resenha crítica como caminho de letramento acadêmico no Ensino Médio. Verbum, 14(2). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/verbum/article/view/72177