UMA ABORDAGEM SOBRE A RECATEGORIZAÇÃO REFERENCIAL
TRABALHANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTO MULTIMODAL
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i3p260-277Palavras-chave:
Referenciação, Recategorização, Texto Multimodal, Construçãode SentidosResumo
O presente artigo consiste em um estudo sobre a construção de sentidos que se estabelece pelo processo de recategorização referencial, com o intuito de evidenciar que os textos multimodais constituem um rico aporte para a atividade referencial e, consequentemente, para uma vasta produção de sentidos. O trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. O embasamento teórico alicerça-se, sobretudo, nos estudos de Cavalcante et al. (2017), de Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), de Custódio Filho (2011), de Lima e Cavalcante (2015), e de Silva e Custódio Filho (2013). A análise organiza-se em torno de uma charge, na qual, para que sejam produzidos seus efeitos de sentido, apropriou-se da estratégia recategorizadora referencial. Atentando ao universo dessa pesquisa, portanto, os resultados atestam que a recategorização tem um valor significativo para a construção dos sentidos em textos multissemióticos, revelando-se como uma estratégia promissora para o ensino da produção de texto.
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