A ORGANIZAÇÃO LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DOS ARTIGOS DE OPINIÃO COMO REDAÇÃO DE VESTIBULAR QUE ALCANÇAM BOAS NOTAS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i3p305-324Palavras-chave:
redação, Vestibular, artigo de opinião como redação de vestibularResumo
Este trabalho tem como objetivo compreender como as redações que alcançaram a maior nota em um concurso de vestibular organizaram a escrita do artigo de opinião solicitado como redação. Foram analisados quatro exemplares produzidos em um vestibular de 2020, tendo como categoria as definições e os elementos regulares característicos do gênero textual. Os resultados demonstraram que as maiores e mais frequentes dificuldades presentes nas redações investigadas estão relacionadas à articulação de recursos linguístico-gramaticais, o que afetou a coerência semântica dos textos, e o emprego de estratégias que se relacionam à redação do ENEM, não ao artigo de opinião, acarretando penalizações que impossibilitaram os textos de alcançarem a nota máxima.
Metrics
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 jul. 2021.
BRASIL. Diretoria de Avaliação da Educação Básica – DAEB. Cartilha do participante: redação do ENEM 2017. Brasília: MEC, DAEB, 2017.
CANIZARES, K. A. L; SANTOS, T. C; MANZONI, Rosa Maria. Modelização Teórico-Didática do Gênero Dissertação Argumentativa Adaptada ao Vestibular da UNESPR. Revista CBTecLe. v. 1, n. 1 (2019) p. 154-174.
DELL’ISOLA, Regina L. Péret. Prefácio. In: ANTONIO, Juliana Desiderato; NAVARRO, Pedro (Orgs.). Gêneros textuais em contexto de vestibular. Maringá: EDUEM, 2017, p. 7-9.
LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1607-1620.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. cap. 1, ISBN 978-8579340215.
PEREIRA, Liliane; NASCIMENTO, Elvira Lopes. O artigo de opinião como ferramenta de aprendizagem e avaliação de vestibulandos. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS
STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos. O método de análise de textos desenvolvido pelo Interacionismo Sociodiscursivo. Eutomia, Recife, v.14, n.1, pp. 313-334, 2014. Disponível em https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/download/523/567. Acesso em: 07 jul. 2020.
STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Não posso fugir do tema! Mas o que é tema? O conteúdo temático na redação de vestibular. Muitas vozes, v. 8, n. 2, p. 179-195, 2019.
STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. O artigo de opinião como redação de vestibular: um olhar sobre a construção composicional do gênero. Revista Línguas e Letras. v. 21, n. 40, 2020, p. 197-215.
STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; FRANCO, Adenize. Um projeto de letramento para o ensino médio: o ensino do artigo de opinião como redação de vestibular. In: BRITO, Luciana; MORENO, Fernando; GABRIEL, Fábio Antonio. (orgs.). Pesquisas em Linguagem: interfaces linguísticas, literárias e culturais. Rio de Janeiro: Multifoco, 2016, p. 79-104.
UENP. Prova vestibular 2020. Disponivel em: https://vestibular.uenp.edu.br/2020/docs/provas/vestibular_uenp_2020_prova_dia1_24-11_en.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.
UENP. Edital n. 033/2019 GR-UENP. Publicação das disposições que regem o Processo Seletivo de Vestibular, público, próprio e unificado, para ingresso nos Cursos de Graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. Jacarezinho: GR-UENP, 2020. Disponível em: https://vestibular.uenp.edu.br/2020/. Acesso em: 22 abr. 2021.
ZANINI, Marilurdes. Artigo de opinião: do ponto de vista à argumentação. In: ANTONIO, Juliana Desiderato; NAVARRO, Pedro (Orgs.). Gêneros textuais em contexto de vestibular. Maringá: EDUEM, 2017, p. 43-58.