DISCURSOS RELATIVOS À CIÊNCIA E AO FEMININO NO VIDEOCLIPE GENIUS

A MATERIALIZAÇÃO DO MACHISMO A PARTIR DO BINÔMIO RAZÃO E EMOÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i3p240-259

Palavras-chave:

Discurso, Videoclipe, Gênero, Ciência

Resumo

Este artigo busca analisar discursos sobre as questões de gênero e ciência no videoclipe Genius (2018), resultado de uma parceria entre Sia, Labrinthe e DJ Diplo, a partir do exame do binômio razão e emoção. Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza prioritariamente qualitativa. As reflexões pautam-se principalmente nos estudos foucaultianos e apontam que a materialidade audiovisual analisada reforça estereótipos do feminino e de ciência, a partir da dualidade mencionada (razão versus emoção). A partir disso, é possível concluir que, a despeito de sua potência transgressora, o pop music, por vezes, reforça a ordem discursiva vigente. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

AZEVEDO, Sara Dionizia Rodrigues de. Formação discursiva e discurso em Michel Foucault. Filogênese. Marília, v. 6, n. 2, 2013.

CASSIANI, Suzani; GIRALDI, Patrícia M.; VON LINSINGEN, Irlan. É possível propor a formação de leitores nas disciplinas de Ciências Naturais? Contribuições da análise de discurso para a educação em ciências. Revista Educação: Teoria e Prática. Rio Claro, v. 22, n. 40, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6270. Acesso em: 15 jul. 2021.

COIMBRA, Cecilia Maria B.; NASCIMENTO, Maria Livia do. O Efeito Foucault: Desnaturalizando Verdades, Superando Dicotomias. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, v. 17, n. 3, pp. 245-248, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/dC5xDM4pQGN3SP4GbyRkZWR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2021.

CHASSOT, Attico. A ciência é masculina? É, sim senhora! Contexto & Educação. Ijuí, v. 19, n. 71-72, p. 9-28, 2004. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1130. Acesso em: 10 jul. 2021.

FOUCAULT, Michel. História da Loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva, 1978.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1998.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade III – O cuidado de si. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2005.

HUENEMANN, Charlie. Racionalismo. Petrópolis: Vozes, 2012.

LACERDA, Gustavo B. de. Augusto Comte e o "positivismo" redescobertos. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 17, n. 34, p. 319-343, 2009. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29365. Acesso em: 20 jul. 2021.

MACHADO, Marcia Benetti; JACKS, Nilda. O discurso jornalístico.Compós, Brasília, 2001. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1217.pdf. Acesso em: 05 jul. 2021.

ROCHA, Décio. Representar e intervir: linguagem, prática discursiva e performatividade. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 14, p. 619-632, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/cMYCwn43CZP6wBxmXvRzF5L/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 22 jul. 2021.

SOARES, Thiago. Abordagens teóricas para estudos sobre cultura pop. Logos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 24, 2014.

SOARES, Thiago. Percursos para Estudos sobre Música Pop. In: SÁ, Simone Pereira de; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Rogério (Orgs.). Cultura pop. Salvador: Edufba, 2015, v. 1. p. 19-34.

VELASCO, Tiago. Pop: em busca de um conceito. Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática. Santa Maria, v. 9, n. 17, p. 115-133, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/2376. Acesso em: 19 jul. 2021.

RAMOS, Mariana Brasil. Discursos sobre ciência & tecnologia no Jornal Nacional. 144 f. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2006.

ROJO, Roxane. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

WOORDWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tadeu Tomaz da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 6-67.

Downloads

Publicado

2021-12-22