UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DAS METAFUNÇÕES REPRESENTACIONAL, INTERATIVA E COMPOSICIONAL APLICÁVEL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Diones Bezerra de Souza URCA - Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p176-196

Palavras-chave:

Metafunções, Sequência didática, Ensino

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção com base nas metafunções representacional, interativa e composicional para os professores de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Médio. Para fundamentar a pesquisa, adotamos as contribuições da Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2006), da multimodalidade (Kress; van Leeuwen, 2001) e o modelo de Sequência Didática desenvolvido por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Este trabalho caracteriza-se como aplicado e sua abordagem é de cunho qualitativo, visto que não fizemos uso de métodos e técnicas estatísticas. A proposta didática que elaboramos propõe um ensino com a charge de forma dinâmica e atrativa através das metafunções da linguagem, que podem ser utilizadas em sala de aula para reforçar a apreciação de textos que possuem mais de um modo semiótico.

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Biografia do Autor

Diones Bezerra de Souza, URCA - Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Letras - Licenciatura plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CFP/UAL); Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual pela Faculdade Iguaçu (FI/PR). Atualmente, é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional do Cariri (PPGL/URCA); Pós-graduando em Linguística; Linguagem e Comunicação em Língua Portuguesa e Letras - Português e Literatura. É Membro do Grupo de Estudos em Discurso, Semiótica e Ensino (GEDISEEN/UFCG), do Grupo de Estudos em Letramentos (GELETRAMENTOS/UFCG) e do Grupo de Pesquisa Gêneros: Estudos Teóricos e Metodológicos (GETEME/UFC). Integrante da Revista Linguagens e Letramentos (LL) do PROFLETRAS/CFP/UFCG. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Linguística, nas subáreas de Linguística Textual e Semiótica, principalmente, nos seguintes temas: gêneros textuais, multimodalidade, ensino de leitura e produção textual, semiótica discursiva e letramentos.

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Publicado

2024-08-19