MULTIMODALIDADE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO GÊNERO TIRA

Autores

  • Claudecy Campos Nunes Secretaria de Estado da Educação do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p113-125

Palavras-chave:

Multimodalidade. Gênero textual. Construção de sentidos.

Resumo

Este artigo está direcionado para a questão de como a multimodalidade, no gênero tira, desempenha importante função na construção dos sentidos. Especificamente, objetiva a) identificar e analisar os recursos multimodais presentes na tira, e b) refletir sobre como a relação entre os aspectos verbais e não verbais favorece a construção de sentidos na tira. Na realização deste trabalho, utilizamos como corpus duas tiras de tema político-social do personagem Armandinho, de autoria de Alexandre Beck. Os resultados indicam que a multimodalidade se constrói no gênero tira por meio da combinação de elementos visuais e verbais que se complementam para transmitir uma mensagem de maneira concisa e impactante. Conclui-se que a multimodalidade é um fenômeno que se refere à capacidade de uma mensagem ser transmitida através de diferentes modos ou canais simultaneamente, como texto, imagem, som, gestos, entre outros.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

CUNHA, Andreia Honório da. Tiras e gramática do design visual: a produção de sentidos no gênero multimodal. 2017. 198 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 3rd ed. London: Routledge, 2021.

KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.

MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria

Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010. p. 209-224.

PEREIRA, Ana Elizabeth Lira da Costa; SOUSA, Rômulo Dantas de; SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de. Tira em quadrinhos na perspectiva dialógica: uma abordagem discursiva. Revista Geadel, v. 4, n. 1, p. 62-73, 2023. Disponível em: <https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/6590>. Acesso em: 28 set. 2023.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2023.

RAMOS, Paulo. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola, 2017.

ROWSELL, Jennifer. Situating multimodality in the landscape of language research. In: AINSWORTH, Steph; GRIFFITHS, Dominic; MACRORY, Gee; PAHLP, Kate (Ed.). Multimodality and multilingualism towards an integrative approach. Bristol: Multilingual Matters, 2023. p. 91-109.

SEGATE, Aline. As tiras nos livros didáticos de língua portuguesa: uma proposta de leitura. 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.

SOUSA, Lídia Lerbach de. Multimodalidade e contexto na leitura de textos charge. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

VAN LEEUWEN, Theo. Multimodality. In: SIMPSON, James (Ed.). The routledge handbook of applied linguistics. London: Routledge, 2011. p. 668-682.

Downloads

Publicado

2024-08-19

Edição

Seção

Dossiê Temas da sociedade contemporânea: perspectivas para o ensino da leitura e