UM MODELO TEÓRICO/DIDÁTICO DO GÊNERO TEXTUAL RELATO PESSOAL
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p290-302Palavras-chave:
Gênero textual, Modelo teórico/didático de gênero, Relato pessoalResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo teórico/didático do gênero textual relato pessoal. O modelo é uma ferramenta que possibilita a identificação dos elementos que caracterizam um gênero. Para tanto, tomamos como norte o Dispositivo Didático de Gêneros elaborado por Barros (2012) e realizamos pesquisa bibliográfica e exploratória. Os resultados colocaram em evidências as especificidades do gênero, em destaque: a função social de documentar e memorizar ações humanas; pertencimento a diferentes esferas socias de linguagem; o papel social de seus autores; destinatários pretendidos; estrutura flexível; os tempos verbais predominantes, assim como os aspectos que constituem a coesão textual, o tipo de linguagem e o tipo de discurso empregado.