DO DADO AO NOVO NA AULA DE LEITURA
a argumentação em pronunciamento oficial do Ministério da Saúde para o combate à dengue
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p98-112Palavras-chave:
Ensino de LP, Leitura, Argumentação, Discurso político, Pronunciamento oficialResumo
Este artigo objetiva apresentar uma proposta para o ensino de leitura a partir da análise da argumentação presente em um pronunciamento oficial do Ministério da Saúde sobre o combate à dengue. Mobilizando conceitos teóricos relacionados à argumentação e ao discurso político, busca-se contextualizar o gênero discursivo “pronunciamento oficial”, evidenciando a relevância da abordagem de textos político-argumentativos na Educação Básica, em consonância com as orientações da BNCC. A proposta, em linhas gerais, visa ilustrar a professores um meio de promover a capacidade dos alunos de analisar criticamente textos argumentativos, além de estabelecer condições para o desenvolvimento da consciência crítica e cidadã dos estudantes.
Metrics
Referências
ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à Análise Textual dos Discursos. Tradução de Maria das Graças Soares Rodrigues et al. Revisão técnica de João Gomes da Silva Neto. São Paulo: Cortez, 2011.
ADAM, Jean-Michel. Textos: tipos e protótipos. Coordenação da tradução: Mônica Magalhães Cavalcante. São Paulo: Contexto, 2019.
ADAM, Jean-Michel. Micronível, mesonível e macronível da estrutura textual. Tradução de Ana Lúcia Tinoco Cabral e Maria das Graças Soares Rodrigues. Revisão técnica de João Gomes da Silva Neto e Luis Passeggi. Letra Magna, Cubatão, v. 17, n. 27, p. 1-38, 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/28cfet2o. Acesso em: 04 maio 2024.
AMOSSY, Ruth. Argumentação e Análise do Discurso: perspectivas teóricas e recortes disciplinares. Tradução de Eduardo Lopes Piris e Moisés Olímpio Ferreira. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 1, p. 129-144, nov. 2011. Disponível em: https://tinyurl.com/29wbcvub. Acesso em: 04 maio 2024.
AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; SANTOS, Maristela Félix dos; CALHAU, Soade Pereira Jorge; LEAL, Vanesca Carvalho; PIRIS, Eduardo Lopes. Dez questões para o ensino de argumentação na Educação Básica: fundamentos teórico-práticos. Campinas: Pontes, 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/y4lqrr4s. Acesso em: 04 maio 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Em pronunciamento nacional, Ministra Nísia Trindade convoca população para enfrentamento à dengue. 6 fev. 2024. Disponível em: https://tinyurl.com/27qovfsd. Acesso em: 04 maio 2024.
CHARADEAU, Patrick. O discurso político. In: EMEDIATO, Wander; MACHADO, Ida Lúcia; MENEZES, William (org.). Análise do discurso: gêneros, comunicação e sociedade. Belo Horizonte: NAD/FALE-UFMG, 2006. p. 251-268.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
LEAL, Plínio Marcos Volponi. Análise de enquadramento em discurso ou
pronunciamento oficial: perspectivas teórico-metodológicas. In: CONGRESSO
DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 20., 2015, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: Intercom, 2015. p. 1-15. Disponível em: https://tinyurl.com/25bexv92. Acesso em: 04 maio 2024.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. Tradução de Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2015.
MARQUESI, Sueli Cristina. Linguística Textual e Análise Textual dos Discursos: sequências descritivas em progressão textual em foco. In: CAPISTRANO JÚNIOR, Rivaldo; LINS, Maria da Penha Pereira; ELIAS, Vanda Maria (org.). Linguística Textual: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Labrador, 2017. p. 279-298.
MARQUESI, Sueli Cristina. Procedimentos analíticos da ATD e produção escrita: estrutura composicional e sequências textuais descritivas em relatórios técnicos. In: GOMES, Alexandro Teixeira; PASSEGGI, Luis; RODRIGUES, Maria das Graças Soares (org.). Análise textual dos discursos: perspectivas teóricas e metodológicas. Coimbra: Grácio, 2018. p. 111-123.
MARQUESI, Sueli Cristina; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco; RODRIGUES, Maria das Graças Soares; ELIAS, Vanda Maria da Silva; GEBARA, Ana Elvira Luciano; ALBERT, Sílvia Augusta de Barros. O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da escrita e da leitura. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 15, n. 31, p. 105-125, 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/2y95wcfu. Acesso em: 04 maio 2024.
RODRIGUES, Maria das Graças Soares; MARQUESI, Sueli. “Chegou-se a uma posição de certeza de que não há perigo ambiental? A existência de certeza necessita ser demonstrada” − Plano de texto de uma decisão monocrática. Revista Fides, Natal, v. 12, n. 1, p. 19-40, ago./dez. 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/25dh5gsk. Acesso em: 04 maio 2024.