PADRÕES ENTOACIONAIS NA FALA DE UM GUARATINGUETAENSE

Autores

  • Dilton Dilton SERRA Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
  • Márcia POLACZEK Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
  • Marta TANURI Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Sandra MADUREIRA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Projeto AMPER, português brasileiro, prosódia, entoação, frases declarativas, frases interrogativas.

Resumo

Este artigo é desenvolvido no âmbito do projeto AMPER (Atlas Multimédia Prosodique de l’Espace Roman) em sua vertente da língua portuguesa AMPER-POR. O objetivo é analisar enunciados declarativos e interrogativos retirados do corpus AMPER do português brasileiro, gravados por um sujeito oriundo de Guaratinguetá, município do interior do Estado de São Paulo. Com o uso do software PRAAT, fizemos a segmentação das vogais de cada frase e aplicamos um script, desenvolvido por Albert Rilliard, para a obtenção das medidas acústicas de frequência fundamental (em Hz) duração (em ms) e intensidade (em dB). Fizemos, ainda, a medição manual da frequência dos formantes (em Hz) das vogais da última palavra de cada enunciado. Também verificamos o alinhamento do pico da frequência fundamental (f0) em relação à vogal da sílaba tônican essas palavras, conforme proposta de Kohler (2006). Foram constatadas diferenças entre as modalidades declarativa e interrogativa em termos de padrões entoacionais e de alinhamento do pico de f0 em relação à vogal tônica da última palavra dos enunciados.

Biografia do Autor

Dilton Dilton SERRA, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo

Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Tem experiência no ensino, com ênfase em Língua Francesa, Língua Espanhola e Língua Portuguesa; tendo atuado também na área de Teoria da Comunicação. Sua área de atuação é: língua espanhola, metodologia de ensino de língua estrangeira, língua francesa, filologia, francofonia, língua portuguesa e teoria da comunicação.

Márcia POLACZEK, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo

 Atualmente é professora de graduação, concursada desde 2006, na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). Áreas de interesse: Linguística; Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras; Fonética Acústica; Aquisição de Sons de L2; Percepção de Sons de L2;Tradução; EaD.

Marta TANURI, Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 Atualmente é professor de Educação Infantil na Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, e é concursada em duas matrículas. Exerceu a função de professor Coordenador Pedagógico e Vice-diretor de escola nas prefeituras de Ubatuba e Caraguatatuba. Tem experiência na área de Educação Infantil.

 

Sandra MADUREIRA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Atualmente é professora titular do Departamento de Linguística da PUCSP e professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada da PUCSP. Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa em Estudos sobre a Fala (GeFALA), fundadora e coordenadora do Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição (LIAAC) e membro da Luso Brazilian Association of Speech Sciences (LBASS). É editora do Journal of Speech Sciences (JoSS) da Universidade Estadual de Campinas e da Revista Intercâmbio em Linguística Aplicada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e exerce atividades nas comissões editoriais de periódicos científicos. Desenvolve pesquisa no campo da Fonética Experimental, abordando como temas principais a Expressividade da Fala, o Simbolismo Sonoro, as Qualidades de Voz, a Entoação, a Aquisição de Sons de L2, a Variação Fonética e os Distúrbios de Fala.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Como Citar

Dilton SERRA, D., POLACZEK, M., TANURI, M., & MADUREIRA, S. (2019). PADRÕES ENTOACIONAIS NA FALA DE UM GUARATINGUETAENSE. Intercâmbio, 39. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/44471