MULTIMODALIDADE EM ABERTURAS DE CAPÍTULOS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Alexandre Passos BITENCOURT Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP / PPG-LETRAS
  • Orlando VIAN JR Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Palavras-chave:

Multimodalidade, Linguística Sistêmico-Funcional, Livro Didático, Ensino de Português

Resumo

Este texto objetiva descrever e analisar aspectos da multimodalidade em um livro didático de Língua Portuguesa aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático. Mais, especificamente, investiga como ocorre a integração intermodal proposta por Painter, Martin e Unsworth (2013), no layout de abertura de capítulos, e como tais aspectos podem contribuir para promover o letramento visual-multimodal dos alunos. Os resultados revelam que o Livro Didático (LD) possui um vasto potencial de elementos multimodais que podem ser explorados nas aulas de Língua Portuguesa como fonte para o ensino-aprendizagem, principalmente, da leitura de imagens.

Biografia do Autor

Alexandre Passos BITENCOURT, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP / PPG-LETRAS

Atualmente é professor efetivo na Prefeitura do Município de São Paulo, SME/SP, Brasil, e vinculado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo, atuando como (Tutor EAD).

Orlando VIAN JR, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Professor associado atuando no Departamento de Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos.

Downloads

Publicado

2019-09-12

Como Citar

BITENCOURT, A. P., & VIAN JR, O. (2019). MULTIMODALIDADE EM ABERTURAS DE CAPÍTULOS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Intercâmbio, 40. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/44971

Edição

Seção

Artigos