TINHA UM “MAS” NO MEIO DO CAMINHO: ABORDAGEM FUNCIONAL DE GRAMÁTICA NO ENSINO DE PORTUGUÊS

Autores

  • Camilo Rosa SILVA Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

gramática funcional, ensino, conector “mas”

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir as funções do conector ”mas” a partir de dois focos: 1) descrever o comportamento do conector em contextos propícios à mudança gramatical; e 2) refletir sobre a incorporação de pressupostos funcionalistas ao ensino de gramática em aulas de português na educação básica. Os dados provêm dos corpora: Editoriais Jornalísticos do Século XX na Paraíba (Silva, 2005) e Linguajar do Sertão Paraibano (Stein et al., 2012). A perspectiva de análise é funcionalista, defendendo que o discurso deflagra a emergencialidade da gramática (Hopper, 1987). A análise dos usos do “mas” sugere possíveis inovações na prática pedagógica do professor da educação básica no que diz respeito ao ensino do uso desse conector.

Biografia do Autor

Camilo Rosa SILVA, Universidade Federal da Paraíba

É vinculado à Universidade Federal da Paraíba, onde atua na Graduação em Letras e na Pós-Graduação em Linguística. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Funcional, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, situando-se na interface gramática e ensino.

Downloads

Publicado

2019-09-12

Como Citar

SILVA, C. R. (2019). TINHA UM “MAS” NO MEIO DO CAMINHO: ABORDAGEM FUNCIONAL DE GRAMÁTICA NO ENSINO DE PORTUGUÊS. Intercâmbio, 40. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/44975

Edição

Seção

Artigos