A parceria na interdisciplinaridade: formação de uma nova consciência coletiva – estudos a partir das vivências em ensino superior

Autores

  • Sarah Fantin de Oliveira Leite Galvão
  • Ivani Catarina Arantes Fazenda

Palavras-chave:

consciência coletiva, construção de valores, educação superior, interdisciplinaridade, parceria

Resumo

Essa produção textual apresenta uma pesquisa qualitativa do tipo análise documental histórico/pessoal sobre o significado da parceria na interdisciplinaridade. Seu objetivo é investigar o papel da parceria na organização e funcionamento de grupos na sociedade, principalmente na formação de uma equipe interdisciplinar de trabalho no ambiente educacional, investigando inicialmente a abertura pessoal de cada ser para a parceria ocorrer. Pretendeu evidenciar o papel das parcerias para uma formação mais social e responsável em relação ao papel dos indivíduos ao integrar um grupo maior como uma equipe, parceria, coletividade ou sociedade. A pesquisa também analisou como se apresenta a juventude nesse cenário, quais são as agonias da nossa civilização e como a interdisciplinaridade pode influenciar uma educação mais transformadora com referência em seus cinco princípios: humildade, espera, coerência, desapego e respeito e a atual maneira de se pensar a educação sob o ponto de vista dos autores: Richard Sennet, Georges Gusdorf e Ivani Fazenda. A investigação interdisciplinar se deu por meio de uma análise das atuais características na formação dos indivíduos e um levantamento sobre como o homem vem formando seus valores na sociedade contemporânea. A questão central para essa reflexão foi: é possível, por meio de uma educação interdisciplinar, destacar a parceria como fator essencial para a formação de uma consciência coletiva? Verificou-se com esta pesquisa que uma educação interdisciplinar, que destaca a parceria, pode ser fundamental para a formação de uma consciência coletiva, uma vez que pode estruturar e desenvolver nos indivíduos valores sociais capazes de criar mudanças significativas na sociedade contemporânea e para as próximas gerações. A pesquisa também revelou a necessidade de uma análise sobre a importância da valorização, buscando, por meio de uma educação interdisciplinar, formar valores diferenciados para que haja possibilidade de se desenvolver nos indivíduos um reconhecimento de si, tornando-os capazes de criar parcerias que construam uma nova consciência coletiva. E assim, a interdisciplinaridade e as parcerias são peças chave em uma dimensão ontológica na qual o homem se torna parte integrante e inesquecível de diversas vidas.

Biografia do Autor

Sarah Fantin de Oliveira Leite Galvão

Doutoranda em Educação: Currículo pela PUC-SP na linha de Currículo, Conhecimento e Cultura. Mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP (2013) na linha Interdisciplinaridade. Especialista em Aprendizagem Docente no Ensino Superior e Especialista em Administração Estratégica com Foco em Recursos Humanos. Graduada em Hotelaria. Educadora no Ensino Superior do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação no Ensino Superior, Interdisciplinaridade, Currículo, Administração de Recursos Humanos, Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento, Gestão Estratégica de Pessoas e Comportamento Organizacional. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (GEPI-PUCSP).

Ivani Catarina Arantes Fazenda

Orientadora da doutoranda no Mestrado- PUCSP/2013.

Downloads

Edição

Seção

Pesquisa