A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS1

Autores

  • António Salvador Domingos Espada Doutorando da Escola Doutoral de Educação/Currículo da Faculdade de Ciências de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica de Moçambique- UPM

Palavras-chave:

Adulto, alfabetização, educação de adultos e interdisciplinaridade.

Resumo

O conceito de interdisciplinaridade é, segundo Pavian (2008), polissémico e não encontra consenso tanto na comunidade de professores como na de pesquisadores. A meu ver, isto pode estar relacionado com o facto de reinar um certo egoísmo e fraca percepção por parte de alguns destes actores que a prática de interdisciplinaridade desenvolve o conhecimento e contribui para a satisfação dos objectivos do ensino e aprendizagem. Para uma prática efectiva da interdisciplinaridade na Educação de Adultos (EA), acreditar e aceitar que se pode apreender daqueles que nós pensamos que não sabem ou que sabem menos é um acto de coragem e, considero este um dos principais factores que caracterizam um bom educador. O objectivo deste trabalho é de realçar a importância da interdisciplinaridade para a educação de adultos, sobretudo na área de alfabetização de modo a facilitar a satisfação das necessidades básicas de aprendizagem através de troca de saberes e de experiências de vida, entre os educadores/alfabetizadores e estes com os respectivos educandos/alfabetizandos. Do ponto de vista metodológico, o trabalho é descritivo, baseado na leitura de livros, artigos, alguns extraídos da internet, interpretação de posições-chave defendidos por alguns autores e nas minhas percepções sobre a matéria. Também apliquei a entrevista não estruturada a dois educadores da Escola Primária Completa Ngungunhana, sobre a prática de interdisciplinaridade naquele estabelecimento de ensino. As conclusões alcançadas indicam que a interdisciplinaridade entre os educadores é uma prática que eles próprios julgam ser muito importante e imprescindível, pois possibilita a complementaridade dos seus conhecimentos e ajuda na satisfação das necessidades de aprendizagem dos educandos/alfabetizandos. Na abordagem do tema, também, realço algumas vantagens que a prática efectiva da interdisciplinaridade pode proporcionar na elaboração dos currículos que reflictam a realidade e as expectativas dos educandos/alfabetizandos.

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Publicado

2015-10-10

Edição

Seção

Artigos Revisitados