A PESQUISA DO GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM INTERDISCIPLINARIDADE – GEPI.

Autores

  • Ivani Catarina Arantes Fazenda Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- Programa de Pós Graduação: Educação/Currículo, PUC/SP.
  • Herminia Prado Godoy GEPI e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade – INTERESPE do Programa de Pós Graduação: Educação/Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, pesquisa, educação.

Resumo

Em 12 de janeiro de 2016 a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo fez chegar a nós o Ato no. 01/2016 que estabelecia procedimentos para a certificação institucional de grupos de pesquisa e seus líderes. Este Ato da Pró-Reitoria veio acelerar o processo de organização e sistematização de nosso Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade quanto à especificação da linha de pesquisa, dos objetivos do grupo, relocamento dos integrantes do grupo (pesquisadores e estudantes) e definição dos projetos de pesquisas por parte dos pesquisadores. Uma das deliberações estabelece o número máximo de pesquisadores pelos grupos, a saber, 10 (dez), sendo que cada um deve desenvolver um projeto de pesquisa e apresentar os resultados dos mesmos anualmente. Estabelece que os membros do grupo tanto pesquisadores quanto estudantes devem ter um vínculo com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Os estudantes automaticamente já foram definidos por estarem já desenvolvendo seus projetos de pesquisas no mestrado e doutorado sob a orientação da Profa. Dra. Ivani Fazenda. O alocamento dos pesquisadores se deu considerando os integrantes do grupo que já estavam com suas pesquisas em andamento que serão apontados neste artigo e aqueles Doutores que estão com seus projetos de pesquisa em análise.

 

 


Biografia do Autor

Ivani Catarina Arantes Fazenda, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- Programa de Pós Graduação: Educação/Currículo, PUC/SP.

Professora titular do Programa de Pós Graduação: Educação/Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade- GEPI e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Livre docente em Didática pela Universidade do Estado de São Paulo (UNIVESP/1991). Doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo (UNESP/1984). Mestra em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP/1978). Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP/1963). 

Referências

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes Fazenda. Pesquisadores e Estudantes. Diretório do GEPI no CNPQ/CAPES. Disponível no site: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/home.jsf?faces-redirect=true Acesso em: 30/03/2016a.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes Fazenda. Pesquisa e linha de pesq uisa do GEPI constante no currículo lattes da profa. Dra. Ivani Catarina Arantes Fazenda. Disponível no site: http://lattes.cnpq.br/. CV: http://lattes.cnpq.br/9538159500171350. Acesso em: 30/03/2016b.

GODOY, Herminia Prado. Difusão dos trabalhos desenvolvidos pelo GEPI por meio digital: uma intervenção interdisciplinar. Relatório de pesquisa apresentado ao Grupo de estudos e pesquisa em Interdisciplinaridade, 2012, sob a orientação da Profa. Dra. Ivani Catarina Arantes Fazenda. Disponível no site: www.pucsp.br/gepi em 31/03/2016

PICOLLO, Cláudio. Projeto Pensar e Fazer Arte. Relatório de pesquisa apresentado ao Grupo de estudos e pesquisa em Interdisciplinaridade, 2001, sob a orientação da Profa. Dra. Ivani Catarina Arantes Fazenda. Disponível no site: www.pucsp.br/gepi em 31/03/2016

SOUZA, Fernando Cesar. Interdisciplinaridade e o cuidado ao ser humano na formação do docente da educação básica: conceitos, práticas e perspectivas. Relatório de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação de Educação Currículo da PUC/SP em 2015, sob a orientação da Profa. Dra. Ivani Catarina Arantes Fazenda. Disponível no site: www.pucsp.br/gepi em 31/03/2016.

VARELLA, Ana Maria Ramos Sanches. O momento atual da Interdisciplinaridade: Estudos de 2012 a 2014. Relatório de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação de Educação Currículo da PUC/SP em 2015, sob a orientação da Profa. Dra. Ivani Catarina Arantes Fazenda. Disponível no site: www.pucsp.br/gepi em 31/03/2016

Downloads

Publicado

2016-04-06

Edição

Seção

Pesquisa