A ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO PSICOPEDAGOGO NOS SERVIÇOS DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO E NO TRABALHO COM OS ADOLESCENTES E JOVENS EM CONFLITO COM A LEI.

Autores

  • Dirce Encarnacion Tavares Centro de Formação da Cruz Vermelha de São Paulo - CEFOR
  • EVODITE GONÇALVES AMORIM DE CARVALHO Centro Universitário Adventista de São Paulo.
  • TAUANE BRABO DA SILVA

Palavras-chave:

psicopedagogia institucional, interdisciplinaridade, medidas socioeducativas.

Resumo

O presente trabalho objetiva estudar e compreender a relevância da atuação interdisciplinar e o papel do Psicopedagogo dentro de um serviço de medida socioeducativa em meio aberto.  A abordagem de pesquisa qualitativa utilizada para a execução deste trabalho científico, contribui para um olhar mais participativo e transformador dentro da pesquisação. O foco é compreender a atuação do psicopedagogo, divulgar o seu trabalho como também conhecer a atuação do Técnico Social e de que forma se dá o cumprimento das Medidas Socioeducativas impostas. A psicopedagogia tem um olhar que contribui significativamente e internamente no serviço executor de uma política pública, intervendo e atuando de modo interdisciplinar.

Biografia do Autor

Dirce Encarnacion Tavares, Centro de Formação da Cruz Vermelha de São Paulo - CEFOR

Diretora do Centro de Formação da Cruz Vermelha de São Paulo - CEFOR. Professora da Pós-Graduação do Centro Universitário Uniítalo e da Universidade Estácio de Sá de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia - Faculdades de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá (1985), mestrado (1990) e doutorado (2008) em Educação/ Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Educação pela Universidade São Marcos (2004), pós doutorado pelo GEPI.

EVODITE GONÇALVES AMORIM DE CARVALHO, Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Salesiano Dom Bosco (1987), especialização em Psicopedagogia Clínica pela Universidade de Santo Amaro (1998), mestrado em Psicopedagogia pela Universidade de Santo Amaro (2003), ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Instituto Adventista São Paulo (1979), ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Instituto Hoyler (1977), ensino-fundamental-primeiro-grau pela Escola Adventista de Presidente Prudente (1976), ensino-fundamental-primeiro-grau pela Escola Estadual de Primeiro Grau Bairro do Aeroporto(1973) e ensino-medio-segundo-grau pelo Instituto Adventista São Paulo (1982). Atualmente é Professora de Ensino Superior do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Mediação, PEI, Motivação.

TAUANE BRABO DA SILVA

Pedagoga Técnica no Serviço de Medida Socioeducativa do Campo Limpo. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (2013),especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2016).

Referências

ACAMPORA, Bianca. Psicopedagogia Clínica. O despertar das potencialidades. 2. Ed. Rio de Janeiro, Wak, 2013.

BRASIL. Ministério da Justiça. ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, São Paulo. Governo do Estado de São Paulo, ed. rev. e atual, 2012.

BRASIL. Lei Federal no. 12.594/2012. Brasília: 2012. Disponível no site: http://www.sdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes/programas/sistema-nacional-de-medidas-socioeducativas/sistema-nacional-de-atendimento-socioeducativo-sinase-1 - Acesso em 10/06/2016.

BRASIL. Resolução no. 119/2006. Brasilia: 2006. Disponível no site: http://www.sdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes/programas/sistema-nacional-de-medidas-socioeducativas/sistema-nacional-de-atendimento-socioeducativo-sinase-1 - Acesso em 10/06/2016.

BRASIL. Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo - Resolução 160/2013, do CONANDA. Brasilia: 2013. Disponível no site: http://www.sdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes/programas/sistema-nacional-de-medidas-socioeducativas/sistema-nacional-de-atendimento-socioeducativo-sinase-1 - Acesso em 10/06/2016.

CARVALHO, Evodite G.A; CUZIN, Marinalva I. A Psicopedagogia Institucional e a sua atuação no mercado de trabalho. Campinas, SP: FE/ UNICAMP, 2008.

CHAMAT, Leila S.J. Técnicas de intervenção Psicopedagógicas para dificuldades e problemas de aprendizagem. São Paulo, Ed.: Vetor, 2008.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; TAVARES, Dirce Encarnacion; GODOY, Hermínia. Interdisciplinaridade na Pesquisa Científica. Campinas, SP: Ed.: Papirus, 2015.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Interdisciplinaridade: Pensar, pesquisar e intervir. São Paulo, editora Cortez, 2014.

______. VARELLA, Ana Maria; VALERIO, Rosângela. O percurso Interdisciplinar em parceria: Teoria e encontros. Casa Revista. São Paulo, Ed. Especial, nov. 2010.

LAZZAROTO, Gislei D.R. et al. Medida Socioeducativa: Entre A e Z. Porto Alegre: UFRGS: Evangraf, 2014.

SÃO PAULO. Portarias: 46 e 47 da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social –SMADS. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

SINASE. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Brasília, Ministério Público, 2006.

SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA apud: CASTRO, 2011 CASTRO, Chary A. Alba; ANTONIO, Marta de Brito. Papel do Psicopedagogo na Educação - As contribuições da Psicopedagogia no processo de aprendizagem do adulto e de alunos de Escola Municipal de Ensino Fundamental 1 (Estudo de Caso). Rio de Janeiro: Ed.: Ciência Moderna Ltda.

TAVARES, Dirce Encarnacion. A Interdisciplinaridade na contemporaneidade – Qual o sentido? In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo, Editora Cortez, 2008.

VOLPI, Mário. O adolescente e o ato Infracional. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

WEISS, Lúcia L. Psicopedagogia Clínica: Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 14 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.

Downloads

Publicado

2016-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais