TEORIA PSICANALÍTICA E INTERDISCIPLINARIDADE: explanações sobre o corpo na obra freudiana

Autores

  • Weslley Yago Leal da Silva Membro Colaborador da Comissão de Psicologia Hospitalar do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR)
  • Debora Patrícia Nemer Pinheiro Responsável Técnica do Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal do Paraná e Professora Titular da Universidade Positivo

Palavras-chave:

Psicanálise. Psicologia. Interdisciplinaridade.

Resumo

No hospital é comum que o psicólogo que trabalha com a psicanálise seja convocado pela equipe a realizar alguns apontamentos sobre determinado caso ou situação abordando conceitos teóricos. Como as formações dos profissionais da saúde, geralmente, fundamentam-se nas ciências biomédicas e a psicanálise situa-se na área de humanas, é habitual que a comunicação entre eles fique restrita. Portanto, pautando-se na compreensão de que a interdisciplinaridade é uma abordagem essencial para a aproximação dos diversos discursos no ambiente hospitalar e na aposta de Freud de que a teoria psicanalítica pode ser exposta aos leigos desde que seja transmitida de maneira simples e acessível, o artigo visa apresentar um recorte da noção de corpo dentro da obra de Freud de uma maneira mais inteligível aos leigos, partindo dos conceitos de instinto e pulsão. Primeiramente, foi realizada uma revisão histórica de caráter bibliográfico acerca da temática do corpo, para então abordar a visão psicanalítica a partir do instinto e da pulsão, fundamentada, principalmente, nos “Três ensaios sobre uma teoria da sexualidade” de Freud (1905). A pesquisa defende que aproximar os profissionais da saúde de alguns conceitos da psicanálise é fornecer ferramentas para repensarem suas atuações profissionais e para o estreitamento das relações interdisciplinares.

Palavras-chave: Psicanálise. Psicologia. Interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Weslley Yago Leal da Silva, Membro Colaborador da Comissão de Psicologia Hospitalar do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR)

[1]Weslley Yago Leal da Silva: Psicólogo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Atenção Hospitalar Cardiovascular pelo Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR). É Membro Colaborador da Comissão de Psicologia Hospitalar do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) e realiza atendimentos psicanalíticos em consultório privado. Contato: weslleylealpsico@gmail.com

 

Debora Patrícia Nemer Pinheiro, Responsável Técnica do Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal do Paraná e Professora Titular da Universidade Positivo

[1]Debora Patrícia Nemer Pinheiro: Psicanalista, Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência (UFPR) e Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP). É Responsável Técnica do Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal do Paraná e Professora Titular da Universidade Positivo. Atuou como Preceptora do Programa de Residência Integrado Multiprofissional em Atenção Hospitalar do Complexo Hospital de Clínicas – UFPR (2015-2018). Contato: dpnpinheiro@gmail.com

Referências

AIUB, Mônica. Interdisciplinaridade: da origem à atualidade. In: I Fórum de Reablitação do Centro Universitário São Camilo, 1, 2006, São Paulo. O mundo da saúde. São Paulo, 2006. 107-116.

ADUA, Marcus Alexandre de et al . A dimensão ontológica: um caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 44, maio 2017, 2018. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100426&lng=en&nrm=iso>. accesso em 05 jul. 2018.

BARBOSA, Maria Raquel; MATOS, Paula Mena; COSTA, Maria Emília. Um olhar sobre o corpo: o corpo ontem e hoje. Psicologia e Sociedade, Florianópolis , v. 23, n. 1, p. 24-34, abril 2011 . Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000100004&lng=en&nrm=iso>. accesso em 05 jul. 2018, 22:30:30

CECCARELLI, Paulo Roberto. Uma breve história do corpo. In: Lange E.; Tardivo, L. (Org). Corpo, Alteridade e Sintoma: diversidade e compreensão, 2011. P. 14-34.

FREUD, Sigmund. Linhas de progresso da terapia analítica. In:______.História de uma neurose infantil e outros trabalhos (1917-1919). Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, 7 ed. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In:¬¬______. Um caso de histeria e três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1901-1905).Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, 7 ed. Rio de Janeiro: Imago, 1996. 163-195 p. GIL, Antônio Carlos.

FULGÊNCIO, Leopoldo. A compreensão freudiana da histeria como uma reformulação especulativa das psicopatologias. Revista Lationoamericana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, v. 5, n. 4, p. 30-44. 2002.

JAPIASSU, Hilton. Introduçâo à epistemologia da psicologia. 2 ed. Rio de Janeiro: Imago, 1977. 175 p.

LAZZARINI, Eliana Rigotto; VIANA, Terezinha. O corpo em psicanálise. Psicologia: teoria e pesquisa, [S.L], v. 22, n. 2, p. 241-250, mai./ago. 2006.

TUCHERMAN, Ieda. Breve história do corpo e de seus monstros. Lisboa: Nova Vega, 1999. 199 p.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Edição

Seção

Artigos