DIÁLOGOS E APROXIMAÇÕES ENTRE DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES E SUSTENTABILIDADE NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.

Autores

  • Ivnes Lira Garrido

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano. Sustentabilidade. Interdisciplinaridade.

Resumo

Refletir sobre desenvolvimento humano de uma forma interdisciplinar nas organizações deve partir do princípio que as pessoas, as próprias instituições e as culturas serão sustentáveis na medida em que promoverem comportamentos e decisões baseadas em valores, princípios, visão compartilhada do todo e busca de novos olhares sobre si e sobre a realidade ao seu redor. Tais reflexões se relacionam com o significado do ser humano e seu propósito de vida que interfere diretamente no meio que vive podendo ou não colaborar com a construção de um modelo empresarial onde metas e estratégias são colocadas em um contexto mais amplo de sentido e valor. Na escolha de novos paradigmas que dialoguem com esse diferente “olhar” para o ser humano no ambiente organizacional e na sua relação com o ambiente em seu entorno, encontra-se a Interdisciplinaridade como caminho de resgate da totalidade do indivíduo e como alternativa para apreensão e investigação da realidade. Este artigo tem como objetivo iniciar uma “Jornada” de aproximações teóricas entre algumas abordagens sobre o Desenvolvimento Humano nas organizações, Sustentabilidade e a Interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Ivnes Lira Garrido

Experiência e carreira direcionada à área de Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Organizacional e Consultoria Interna em empresas nacionais e multinacionais. Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Especialista em Gestão de Pessoas e Bacharel em Administração de Empresas. Pesquisador convidado do Inmtra: Interdisciplinaridade: Movimento e Transformação - Núcleo de Estudos e Pesquisas - Universidade Paulista (UNIP) e do Grupo de Estudos e Pesquisa INTERESPE - Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação - PUC/SP. Participante do Grupo de Estudos Líderes de RH ABRH/SP. Coordenador Geral dos Cursos de Pós Graduação e Extensão do Centro Universitário Italo Brasileiro (Uniitalo). Professor Universitário (Graduação e Pós Graduação). CV: http://lattes.cnpq.br/1144010894199292

Referências

ARRUDA, Marcos. Tornar o real possível: a formação do ser humano integral, economia solidária, desenvolvimento e o futuro do trabalho. Petrópolis, Rj: Vozes, 2006.

ESPÍRITO SANTO, R.C. Pedagogia da transgressão. Campinas: Papirus, 1996

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18º ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

ZOHAR, Danah; MARSHALL, Ian. Capital Espiritual: usando as inteligências racional, emocional e espiritual para realizar transformações pessoais e profissionais. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006.

Edição

Seção

Art