ESPIRITUALIDADE, AUTOCONHECIMENTO E EXPRESSÃO ARTÍSTICO-CIENTÍFICA.

Autores

  • Gazy Andraus FIG-UNIMESP
  • Maria Regina Cerávolo

Palavras-chave:

espiritualidade, autoconhecimento, expressao artistico-cientifico

Resumo

A pesquisa: espiritualidade, autoconhecimento e expressão artístico-científica consiste em estudar diferenças e semelhanças do processamento artístico e científico com bases em referenciais cognitivos e de mudanças paradigmáticas da ciência, incluindo paralelismos com filosofias não cartesianas como as espiritualistas (zen budismo e os koans, taoísmo e sua arte do "agora", dentre outras), incluindo utilização de expressões artísticas contemporâneas como as Histórias em Quadrinhos Autorais artísticas e os fanzines e zines (além de outras expressões fronteiriças das artes), que auxiliam no autodesenvolvimento e aprimoramento do próprio autoconhecimento amplificando a inteligência mental sistêmica. de quem as absorve e as produz, bem como de quem se aprofunda em tais pesquisas.

Biografia do Autor

Gazy Andraus, FIG-UNIMESP

Graduado em Educação Artística pela FAAP, e mestrado pela UNESP versando sobre histórias em quadrinhos (HQ) com mensagens koânicas. Seu doutorado em ciências da comunicação pela ECA-USP enfatiza a importância das HQ como arte e comunicação que podem e devem ser usadas no ensino, inclusive o universitário, já que promovem uma inteligência sistêmica (cartesiano/criativa), e sua tese foi premiada como melhor de 2006 pelo HQMIX. É coordenador do curso de Artes da FIG-UNIMESP, pesquisador do Observatório de Quadrinhos da ECA-USP, autor de HQ autorais adultas de temática fantástico-filosófica e editor independente de fanzines.

 

Maria Regina Cerávolo

Graduada em Educação Artística – FAAP SP – Licenciatura Plena; Mestra em Comunicação e Semiótica – PUC SP; Pós graduada em Arte Terapia – PUC SP; Curso de publicidade - Escola Pan-Americana de Artes. Coordenadora de cursos no campo empresarial, como Comunicação, Oratória e Vendas. Estudante do Interespe.

Referências

JUNG, C. G. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

ESPÍRITO SANTO, R.C. Beleza, Alegria e Amor em poesia. Curitiba: Moura S A, 2016.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Trad. De Álvaro Cabral. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1983.

SILVEIRA. Nise da. Jung Vida e Obra. São Paulo, Editora Paz e Terra, 1994

Downloads

Publicado

2016-11-30

Edição

Seção

PESQUISA DO INTERESPE