SEXUALIDADE: um momento de transformação para o cuidado do Ser Integral

Autores

  • Simone Andrioli Andrade Interespe- PUCSP

Palavras-chave:

Sexualidade. Transcendência. Cuidado Integral.

Resumo

este artigo foi inspirado na obra de Ruy Cesar do Espirito Santo sobre os ‘Momentos de Transformação’, na qual são indicados temas para serem trabalhados na Educação. Com a finalidade de se oferecer subsídios para educadores, neste texto são apresentadas algumas considerações sobre a sexualidade. Inicia-se com a definição do conceito, bem como, aborda-se a dimensão psicológica do tema a partir dos autores Freud e Jung. Destaca-se que Jung ampliou a concepção da sexualidade e do erotismo, compreendendo a sexualidade como uma metáfora para a vivência de união, transcendência e plenitude. Assim, pretende-se ampliar a compreensão da sexualidade como um aspecto do cuidado integral, na medida em que inclui as dimensões do físico, emocional, mental e espiritual. Desta forma, para a contribuição na formação de sujeitos íntegros e conectados com a sua essência, sugere-se que educadores acolham, contemplem e conscientizem o desenvolvimento da sexualidade de uma forma integral.

Biografia do Autor

Simone Andrioli Andrade, Interespe- PUCSP

doutoranda em Educação: Currículo- PUC/SP. Especializada em bases da Medicina Integrativa pelo Einstein. Possui Certificação Internacional de Coaching Mentoring & Holomentoring pelo instituto Holos. Especialista em psicoterapia de orientação Junguiana coligada às técnicas corporais no Instituto Sedes Sapientes. Graduada em Psicologia - PUC/SP. Desenvolve trabalho como orientadora profissional, em clínica, escolas, com atendimento individual ou em grupo. Psicoterapeuta de jovens, adultos e orientação de pais. Cocriadora do projeto: “Projeto terapêutico de orientação profissional”. Coordenou o Projeto social Integração Real durante cinco anos. Psicoterapeuta da Regressão pelo CDEC, Terapeuta da Consciência Multidimensional - Centro de Estudos e Pesquisas da Consciência. Pesquisadora do GEPI, Membro da Aliança pela Infância e INTERESPE.

Referências

BEARZOTI, Paulo. Sexualidade: um conceito psicanalítico freudiano. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1994, vol.52, n.1, pp.113-117.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra.19 ed. Petrópolis, RJ:Vozes, 2013.

JUNG, Carl Gustav. O Eu e o inconsciente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

ESPÍRITO SANTO, C. Ruy. Pedagogia da Transgressão. Campinas: Papirus, 1996.

______. O renascimento do Sagrado na Educação. Petrópolis, RJ.: Vozes, 2008.

______. A grande Transformação. Curitiba: CRV, 2015.

ROHDEN, Humberto. Novos Rumos para a Educação. São Paulo: Martin Claret, 2005.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Edição

Seção

ARTIGOS