SEGURANÇA E MEDO: ressurgimento do sagrado como um caminho de transformação

Autores

  • Suely Aparecida Marqueis Interespe- PUCSP

Palavras-chave:

Medo. Segurança. Autoconhecimento na educação. Dessacralização. Complexo de Jonas

Resumo

este artigo foi inspirado nos ‘Momentos de Transformação’ do Profº Dr. Ruy Cesar do Espírito Santo. Tratou sobre o medo e a segurança, suas raízes a partir de dois mecanismos de defesa do ego conceituados por Abraham Harold Maslow, psicólogo Humanista americano, o primeiro trata da ‘Dessacralização’, foi ilustrado pelo filme ‘Um amor para recordar’, para exemplicar comportamentos na sociedade relacionados a essa ideia, o segundo conceito, ‘Complexo de Jonas’, foi ampliado pela visão Transpessoal de Jean- Yves Leloup, filósofo francês, teólogo e Ph.D. em psicologia, por meio da parábola de Jonas, para exemplicar todos os medos que agem como obstáculo à descoberta do ser essencial verdadeiro e da missão que dela decorre. Com base nesses conceitos ampliou-se a reflexão sobre a necessidade do ressurgimento do sagrado como uma dimensão de sentido e desenvolvimento do autoconhecimento a ser resgatado na prática educativa, como um possível caminho de transformação do mundo interior, que gera segurança e fortalecimento na relação com o mundo exterior.

 

Biografia do Autor

Suely Aparecida Marqueis, Interespe- PUCSP

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista, Pós-Graduada em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso Brasileira de Transpessoal - Alubrat. Atua como terapeuta há 25 anos utilizando recursos da Abordagem Integrativa Transpessoal. Orientadora profissional formada pela Colméia – Instituição a serviço da juventude, desenvolve trabalho em clinica e escolas. Facilitadora de oficinas e workshops. Cocriadora do “Projeto terapêutico de orientação profissional” da Voccare – Desenvolvimento do Ser Integral. Estudante-Pesquisadora do Grupo de Estudo e pesquisa em Interdisciplinaridade e Espiritualidade da PUCSP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Referências

ESPÍRITO SANTO, Ruy C. do. O Renascimento do Sagrado na Educação. Campinas: Papirus, 2008.

GUERREIRO, Laureano. Educar para a condição humana. Lorena: Diálogos do Ser, 2009.

LELOUP, Jean- Yves. Caminhos da Realização: dos medos do eu ao mergulho no ser. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

MASLOW, apud FADMAN, J. FRAGER, R. Teorias da personalidade. São Paulo: Harbra, 2002.

MASLOW, apud SALDANHA. Vera Saldanha. Psicologia Transpessoal: Abordagem Integrativa, um conhecimento emergente em psicologia da consciência. Ijuí: Uniuí, 2008.

MATTOS, Maria Beatriz. Orientação Vocacional- A Escolha do Ser: Uma Proposta Transpessoal. São Paulo: Pillares, 2008.

SALDANHA, Vera. Psicologia Transpessoal – Abordagem Integrativa: um conhecimento emergente em psicologia da consciência. Ijuí RS, Uniuí, 2008.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Edição

Seção

ARTIGOS