AUTOCONHECIMENTO E ESPIRITUALIDADE EM VIVÊNCIAS SIMBÓLICAS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

Simone Andrioli Andrade, Elenice Giosa Giosa

Resumo


 o objetivo principal da pesquisa é investigar formas de despertar a consciência para o autoconhecimento e a potencialidade espiritual a partir da educação interdisciplinar nas áreas da educação e saúde. Essa proposta de pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação intervenção com base na investigação interdisciplinar e com aporte da pedagogia simbólica junguiana. Em função da formação e prática das pesquisadoras, optou-se por utilizar vivências simbólicas como um dos principais recursos metodológicos. Assim, procura-se evidenciar os impactos da vivência simbólica no desenvolvimento do autoconhecimento e espiritualidade. Esse processo, que diz respeito à tendência instintiva que o ser humano possui para desenvolver plenamente suas potencialidades inatas, numa direção de busca de crescimento e completude, dá-se em torno do self e em função dele. Portanto, consideramos esse processo importante para ser desenvolvido nas áreas da educação em saúde.

Palavras-chave


autoconhecimento; potencialidade espiritual; vivência simbólica

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-7498

Interespe está indexada em: