ESPIRITUALIDADE, AUTOCONHECIMENTO E EXPRESSÃO ARTÍSTICO-CIENTÍFICA

Autores

  • Gazy Andraus Andraus Interespe- PUCSP
  • Maria Regina Cerávolo Interespe-PUCSP

Palavras-chave:

ESPIRITUALIDADE, AUTOCONHECIMENTO, EXPRESSÃO ARTÍSTICO-CIENTÍFICA

Resumo

nesse 1º semestre de 2017, cumprindo o previsto anteriormente, se  aprofunda na pesquisa da História da Arte para o entendimento das origens da Arte Visionária, estudando-se a obra Gaia, do artista visionário Alex Grey. Trabalhos como a pintura ‘Gaia’, de Alex Grey servem para uso interdisciplinar educacional incentivando o reconhecimento e afloramento da inteligência sensível (intuitiva aliada à racional). Com bases da ciência cognitiva perpassando pela Arte pré-histórica; romantismo – William Blake; impressionismo – primeiro movimento da arte moderna, focando em Manet; simbolismo, postura espiritual aberta, programa múltiplo de contraste contra a perfeição clássica, passando pelo expressionismo, interioridade do artista, Die Brucke, Der Blaue Reiter, Kandinsky; arte abstrata; surrealismo, figuração imaginativa; Max Ernest; Hieronymous Bosch; Goya; Salvador Dali; surrealismo abstrato, Joan Miro; Hans Arp; arte psicodélica e finalmente, arte visionária, enquanto movimento histórico cultural, realismo fantástico e arte fantástica. Objetivamos com este subtema de nossa pesquisa a atualização dos conceitos de arte, através de uma visão holística pela arte exemplificadamente imagético-informacional do artista Alex Grey, cuja obra é expressa por pinturas ‘místicas’ e de camadas amplificadas pela consciência transcendente

Biografia do Autor

Gazy Andraus Andraus, Interespe- PUCSP

graduado em Educação Artística pela FAAP, e mestrado pela UNESP versando sobre histórias em quadrinhos (HQ) com mensagens koânicas. Seu doutorado em ciências da comunicação pela ECA-USP enfatiza a importância das HQ como arte e comunicação que podem e devem ser usadas no ensino, inclusive o universitário, já que promovem uma inteligência sistêmica (cartesiano/criativa), e sua tese foi premiada como melhor de 2006 pelo HQMIX. É professor designado do curso de Pedagogia da UEMG, unidade Campanha/MG, pesquisador do Observatório de Quadrinhos da ECA-USP, autor de HQ autorais adultas de temática fantástico-filosófica e editor independente de fanzines.

 

 

Maria Regina Cerávolo, Interespe-PUCSP

graduada em Educação Artística – FAAP SP – Licenciatura Plena; Mestra em Comunicação e Semiótica – PUC SP; Pós-graduada em Arte Terapia – PUC SP; Curso de publicidade - Escola Pan-Americana de Artes. Coordenadora de cursos no campo empresarial, como Comunicação, Oratória e Vendas. Estudante do Interespe. 

Referências

ANDRAUS, Gazy. As Histórias em Quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário. Tese de doutorado. USP: São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112008-182154/

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Publicado

2017-06-01

Edição

Seção

PESQUISA DO INTERESPE