TRANSFORMANDO HÁBITOS ALIMENTARES EM PRAZER E SAÚDE: educando com alimentos

Autores

  • Ana Maria Ruiz Tomazoni puc/sp

Palavras-chave:

Educação. Ato de cozinhar. Alimentação. Interdisciplinaridade. Reflexão.

Resumo

Este artigo fruto de uma tese de doutorado em educação, onde foi realizado um recorte voltado para a educação alimentar e a Gastronomia. O tema envolveu várias fases da vida, com vivências visando alimentação consciente e saudável. O objetivo foi narrar práticas educacionais em aulas, eventos, experiências com alimentos e as eventuais mudanças para hábitos alimentares e de saúde na vida dos alunos, com experiências gastronômicas no ato de cozinhar. A importância da consciência alimentar, nos dias atuais, é imprescindível de ser revista e estudada com um olhar de mais atenção à pessoa, num contexto de educação permanente, refletindo sobre tendências e contemplando um ser que vive e evolui integrado ao mundo contemporâneo.

 

 

Biografia do Autor

Ana Maria Ruiz Tomazoni, puc/sp

Educadora, pesquisadora filiada ao CNPQ: GEPI PUC SP E INMTRA UNIP SP, diretora e Coordenadora Pedagógica Da Escola Sabor E Saber Gastronomia Tomazoni com programação diversificada de cursos há 35 anos. Professora em algumas universidades na área de gastronomia e gerontologia. Doutora em educação e mestra em gerontologia pela PUC-SP. Líder do Movimento Internacional Slow Food, Diretora e membro de Aregala Brasil e Cozinheiros sem Fronteiras. Palestrante em Congressos nacionais e internacionais. Co-autora de mais de 25 livros e autora colibri Educar com Alimentos. Contato: amrtomazoni@gmail.com

Referências

BRASIL. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. MS (Ministério da Saúde). Brasília: MS. 2000.

BRASIL. Guia Alimentar para a População Brasileira. MS (Ministério da Saúde). Secretaria de Atenção à Saúde – Departamento de Atenção Básica - Série A. Normas e Manuais Técnicos, Brasília–DF-2008. (Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar. Acesso em: 20/02/2014).

BRASIL. PNAN – Política Nacional da Alimentação e Nutrição – Guia Alimentar da População Brasileira, 2014. – Disponível no site: http://nutricao.saude.gov.br/guia.php . Acesso 16/03/17.

ESPÍRITO SANTO, Ruy Cézar do. Autoconhecimento na formação do educador. São Paulo: Ágora. 2007.

________. Dicionário em reconstrução: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

________. (Org.). Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

________. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa, 14ª ed. Campinas, São Paulo: Prós, 2007.

SLOW FOOD. Manifesto pela Educação. VII Congresso Nacional, Albano Terme, 16 maio 2010. Disponível em http://www.slowfoodbrasil.com/campanhas-e-manifestos/711-manifesto-slow-food-pela-educacao.

TOMAZONI, Ana Maria Ruiz, Dissertação de Mestrado em Gerontologia, Educar com Sabor e Saber, PUC, São Paulo, 2009.

TOMAZONI, Ana Maria Ruiz, Educar com Alimentos, Editora Oficina do Livro, 2017 – São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

ARTIGOS