A GRANDE TRANSFORMAÇÃO: igualdade

Autores

  • Marilice Pereira Ruiz do Amaral Mello pucsp/interespe

Palavras-chave:

Igualdade. Equidade. Inclusão. Educação.

Resumo

Este texto tem o objetivo de refletir os escritos de Espírito Santo (2015). Um dos momentos de transformação diz respeito à questão da igualdade. Serão examinadas aqui as discriminações que vão se infiltrando em nossa existência, tanto nos tornando discriminados como discriminadores. Sobretudo propor questionamentos e reflexões. Passar-se-á por questões religiosas, raciais, sexuais, econômicas e outras que possam implicar em marginalizações. Hoje se faz presente na Educação aquilo que denominamos de Inclusão, que está caminhando na direção da transformação aqui apontada. É preciso observar que grande parte da violência presente nas escolas, como por exemplo, o bullying é fruto exatamente de discriminações ainda não trabalhadas. Será fundamental a percepção do educador no sentido de que cada aluno é singular e deve ser incluído sem discrição ou discriminação.

 

Biografia do Autor

Marilice Pereira Ruiz do Amaral Mello, pucsp/interespe

 Doutora em Educação: Currículo- PUC/SP. Mestre em Gestão e Políticas educacionais- UNIMEP-Piracicaba. Graduação em Pedagogia - UNIMEP- Piracicaba. Professora em cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Orientadora de trabalhos em Educação especial. Pesquisadora do GEPI, GP PAII e INTERESPE.

Referências

ALVES, Maria Dolores Fortes. Favorecendo a inclusão pelos caminhos do coração: complexidade, pensamento ecossistêmico e transdisciplinaridade.-Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009.

______ A Grande Transformação. Curitiba: Editora CRV, 2015.

______ Beleza, Alegria e Amor em poesia. Curitiba: Moura S A, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2006.

SILVA, T. T da. Identidade e diferença. Organizado por Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000 p. 73-102.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

ARTIGOS