O MUNDO VIRTUAL PARA A PSIQUIATRIA

Autores

  • José Luiz Condotta

Palavras-chave:

Dependência da internet. Viciados em rede. Transtornos psíquicos.

Resumo

Este artigo trata da análise do uso da tecnologia sob o ponto de vista da psiquiatria. Pode-se perceber por este estudo que a dependência da internet não é química e sim uma dependência comportamental afeta o psiquismo, trazendo prejuízos nas atividades cotidianas do usuário. Também pode-se verificar que o abuso do celular contribui consideravelmente para o aumento de viciados na rede. Os excessos, de qualquer natureza material, estimulam a alma e provocam a sua desarmonia energética causando transtornos no corpo físico. A prevenção e tratamento para os transtornos decorrentes do uso abusivo da internet e similares é o saber usar o mundo virtual e, principalmente, quando usá-lo pensar no bem próprio, dos nossos semelhantes e do nosso Universo.

 

Biografia do Autor

José Luiz Condotta

José Luiz Condotta, natural de Sorocaba (SP); formou-se em Medicina em 1973 e especializou-se em Psiquiatria. Fez inúmeros cursos de aperfeiçoamento sobre diversas terapias, inclusive a Terapia da Regressão. Trabalhou em diversos Hospitais Psiquiátricos e CAPS (Centro Atendimento Psicossocial) da região de Sorocaba. Atualmente dedica-se ao consultório particular e atividades relacionadas à Espiritualidade. É articulista da Revista Internacional de Espiritismo e autor de dois livros: "Homem e Deus - construindo a felicidade" e "Ansiedade, pânico e depressão" editados pela Editora O Clarim.

Referências

CONDOTTA, José Luiz Condotta, Homem e Deus: construindo a felicidade. Matão, SP: O Clarim, 2015.

CONDOTTA, José Luiz Condotta. Ansiedade, pânico e depressão: visão médico-psicológica e visão espírita. Matão, SP: O Clarim, 2017.

ORTO, Salvo. Nomofobia. Canadá, Kimerick,2017.

SANTANA, A.L. Vicio em internet. Extraído do site: www.infoescola.com/comportamento/vicio-em-internet/. Acesso em 13/05/2017.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

ARTIGOS