A FORMAÇÃO HUMANA DESENVOLVIDA POR HUGO DE SÃO VITOR

Francisco Fernandes Bezerra

Resumo


RESUMO: Este artigo tem como objetivo tratar sobre a educação desenvolvida por Hugo de São Vitor, professor e diretor da escola de São Vitor, no século XII, com a finalidade de apresentar novas concepções acerca da educação. Além disto, o artigo procura demonstrar a influência da religião e da Filosofia de vida, presentes em Hugo de São Vitor, para, a partir destes dados, obter o ideal de ser humano que Hugo de São Vitor propunha desenvolver com sua educação.


Palavras-chave


Hugo de São Vitor. Educação. Filosofia. Sabedoria.

Texto completo:

PDF

Referências


GILSON, Etienne. A Filosofia na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

HOVRE, Frans De. Ensaio de Filosofia Pedagógica. São Paulo: Editora Nacional, 1969

HUGONIN, Flavien A. A. Essai sur la fondation de l’école de Saint-Victor de Paris. In:MIGNE, J.-P. Patrologia Latina: 175, Paris: Garnier Fratres, 1879.

ILLICH, Ivan. In the Vineyard of the text. Londres: The University of Chicago Press, 1993.

REDDEN, John D. & RYAN, Francis A. Filosofia da educação. Rio de Janeiro: AGIR, 1973.

MARCHIONNI, Antonio. Introdução. In: SÃO VITOR, Hugo de. Didascalicon. Tradução Antonio Marchionni. Petropólis: Vozes, 2001

TAYLOR, Jerome. Introdução. In: SÃO VITOR, Hugo de. Didascalicon. Tradução Jerome Taylor. Petropólis: Vozes, 2001.

SÃO VITOR, Hugo de. Didascalicon: A arte de ler. Tradução de Tiago Tondinelli. Campinas: Vide Editorial, 2015.

TEIXEIRA, Anísio: Filosofia e Educação. In: Educação e o mundo moderno; São Paulo, Companhia: Editora Nacional, 1977.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-7498

Interespe está indexada em: