FUTURO MAIS CRIATIVO: mudança de paradigma

Autores

  • Lislayne Carneiro pucsp/gepi
  • Telma Teixeira de Oliveira Almeida pucsp/interespe

Palavras-chave:

ESPIRITUALIDADE, AUTOCONHECIMENTO, CONSCIÊNCIA

Biografia do Autor

Lislayne Carneiro, pucsp/gepi

LISLAYNE CARNEIRO: Doutoranda e Mestra em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP (2014 - 2015). Licenciatura em Pedagogia (1996), com Supervisão Escolar (1997). Professora efetiva da Educação Infantil e Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino – Estadual de São Paulo (1988-1997), Municipal de São Paulo (1997 – em exercício) e Municipal do Taboão da Serra (1995 – em exercício). Cargos de nomeação / designação: Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental (1999 – 2005; 2010), Assistente de Direção (2011 – 2012), Assessora Técnica Educacional no Gabinete das Secretarias Municipais de São Paulo (2013 - 2014) e do Taboão da serra (2006 – 2009). Aluna pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade - GEPI /PUC (2014 - 2016) e pesquisadora convidada do grupo de pesquisa do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinaridade, Movimento e Transformação - IN M TRA/ UNIP (2015 - 2016). CONTATO: lislayne@uol.com.br

Telma Teixeira de Oliveira Almeida, pucsp/interespe

 

[1] TELMA TEIXEIRA DE OLIVEIRA ALMEIDA: Doutora em Educação: Currículo-Interdisciplinaridade - GEPI(Grupo de estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade), PUC/SP, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa INTERESPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação) PUC/SP. Mestre em Educação pela UNIMEP de Piracicaba/SP, Especialista em Docência pela UNIMESP/Guarulhos/SP, Graduada em Educação Física pelo Instituto Gammon Lavras/MG. Coordenadora e Profª do Curso de Pedagogia e Professora da Faculdade de Educação Física da FIG/UNIMESP/Guarulhos/SP. Professora da Pós-Graduação da UNIÍTALO/SP. Autora das obras Jogos e Brincadeiras no Ensino Infantil e Fundamental e Educação Física no Ensino Fundamental com atividades de Inclusão pela Cortez/Editora. Contato: telmateix@yahoo.com.br 

Referências

ALEGRIA, Rosa. Comunicação proferida no Workshop Future of Work, Income Gaps, Technology 2050. CEO of the Millennium Project. Em 24 de Outubro de 2016. PUC/SP, Introdução sobre “Estado do Futuro”. São Paulo, 2016.

BACKER, David. Tecnologia e Humanidade. Palestra proferida em São Paulo, 2013.

BUBER, Martin. On intersubjectivity and cultural creativity. USA, University of Chicago Press, Ltd 1992.

DEHEINZELIN, Lala. Comunicação proferida no Workshop Future of Work, Income Gaps, Technology 2050. CEO of the Millennium Project. 24 de Outubro de 2016. PUC/SP, intitulada Fluxograma 4D. São Paulo, 2016.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes.Interdisciplinaridade: Qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003. 84p.

______. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro. 6. ed. São Paulo: Editora Loyola. 2011. 173p.

______. Interdisciplinaridade um projeto em parceria. São Paulo: Editora Loyola, 1991. 119p.

______. Entrevista: Conversando com Ivani Fazenda. Casa em Revista. São Paulo, Novembro, 2010.

______. Workshop Future of Work, Income Gaps, Technology 2050. CEO of the Millennium Project. 24 de Outubro de 2016. PUC/SP. São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.pucsp.br/catedraignacysachs/downloads/work-tech-2050-scenarios.pdf

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148p. (Coleção Leitura).

GLENN, Jeremy. Workshop Future of Work, Income Gaps, Technology 2050. CEO of the Millennium Project. 24 de Outubro de 2016. PUC/SP. São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.pucsp.br/catedraignacysachs/downloads/work-tech-2050-scenarios.pdf

HOYOS, Arnold. Comunicação proferida no Workshop Future of Work, Income Gaps, Technology 2050.CEO of the Millennium Project. 24 de Outubro de 2016. PUC/SP, intitulada Tecnologia e Humanidade. São Paulo, 2016a

MIRANDA, Marina. Comunicação proferida no Workshop Future of Work, Income Gaps, Technology 2050. CEO of the Millennium Project. 24 de Outubro de 2016. PUC/SP, intitulada Crowdsourcing. São Paulo, 2016.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Currículo Escolar e Justiça Social: o cavalo de Tróia da educação. Porto Alegre: Penso 2013, p. 9 – 222.

VARELLA, Ana Maria Sanches& FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Projetos e práticas interdisciplinares: movimento e transformação – volume 1: sementes de gentilezas. São Paulo, 2016.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

ESPAÇO ABERTO