CONVERSANDO SOBRE UMA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR

Lislayne Carneiro

Resumo


 

RESUMO: O tema tratado neste artigo apresenta uma tentativa de responder o questionamento recorrente dos professores sobre como fazer a didática a partir dos fundamentos e princípios interdisciplinares. O assunto foi abordado com mais detalhes na pesquisa realizada durante a pós-graduação do doutorado. Tomando a pesquisa Interdisciplinar que sustentou a ação das novas atitudes foi possível instituir uma didática transformadora à prática nas aulas versando por um novo paradigma pedagógico para o Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de São Paulo com trinta e um alunos frequentes. O modelo que sustentou esta transformação possibilitou a intervenção educativa alicerçada no diálogo, um fundamento interdisciplinar, intensificado pelo movimento espiral na parceria construída entre os alunos e a pesquisadora. O conhecimento se tornou significativo para todos os envolvidos e a pesquisadora mudou a visão sobre a educação e a prática ao executar uma intervenção educacional para a conscientização do sujeito.


Palavras-chave


Currículo. Didática. Pesquisa interdisciplinar.

Texto completo:

PDF

Referências


CHIZZOTTI, Antonio. Textos. Não publicados. São Paulo: autor, 2016.

______. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6. ed. – Petrópolis, Rio de janeiro: Vozes, 2014

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. TAVARES, Dirce Encarnacion. GODOY, Herminia Prado. Interdisciplinaridade na Pesquisa Científica. Campinas, SP: Papirus, 2015 (Coleção Práxis)

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade escolar no Ensino Brasileiro. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola Jesuítas, 2011. 173p.

______. Interdisciplinaridade escolar: História, Teoria e Pesquisa. 2. ed. Campinas. São Paulo: Papirus, 1995. (Coleção magistério: Formação e trabalho pedagógico).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

GODOY, Herminia Prado. Consciência espiritual na educação interdisciplinar. São Paulo: Ponto Cosmopolitana, 2012.

GUSDORF, George. A Fala. Traduzido de: La Parole. Publicado por: Presses Universitaires de França, Paris, França. Todos os direitos da edição reservados à Editora Rio – Sociedade Cultural Ltda: Rio de Janeiro, 1977. Vol. Nº 8 (Coleção Contexto).

PERRENOUD, Philippe.10 novas competências para ensinar: Convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

VARELLA, A. M. e FAZENDA, I. C. A. Gestão Educacional e Interdisciplinaridade: desafios e possibilidades. São Paulo: Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP), 2017.




DOI: https://doi.org/10.23925/2179-7498.2019n12p40-52

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-7498

Interespe está indexada em: