Avaliação do equilíbrio e o risco de quedas em idosos acometidos por acidente vascular encefálico

Autores

  • Pietro Araújo dos Santos
  • Tatiane Dias Casimiro Valença
  • Camila Rego Amorim

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i3p67-77

Palavras-chave:

Idoso, Acidente Cerebral Vascular, Equilíbrio Postural

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o equilíbrio e o risco de quedas em idosos acometidos por Acidente Vascular Encefálico (AVE), atendidos no Núcleo Municipal de Prevenção e Reabilitação Física do Município de Jequié (NUPREJ), (Bahia). Foram utilizados como instrumentos o Mini-Exame do Estado Mental, um questionário sociodemográfico e a Escala de Equilíbrio de Berg. Os resultados evidenciaram uma diminuição do equilíbrio, indicando ser este um fator de risco para quedas.

Biografia do Autor

Pietro Araújo dos Santos

Graduando do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).

Tatiane Dias Casimiro Valença

Fisioterapeuta. Mestre em Enfermagem e Saúde, PPGES/UESB. Professora Auxiliar do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).

Camila Rego Amorim

Fisioterapeuta. Mestre em Saúde Coletiva. Professora Auxiliar do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).

Downloads

Como Citar

Santos, P. A. dos, Valença, T. D. C., & Amorim, C. R. (2012). Avaliação do equilíbrio e o risco de quedas em idosos acometidos por acidente vascular encefálico. Revista Kairós-Gerontologia, 14(3), 67–77. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i3p67-77

Edição

Seção

Artigos