As representações da morte e do luto no ciclo de vida

Autores

  • Henrique Salmazo da Silva USP
  • Mariana Nakajo Zemuner
  • Pedro Henrique da Silva Rodrigues
  • Tatiane Barbosa de Andrade
  • Vanilda Martiniano
  • Deusivania Vieira da Silva Falcão Professora Doutora da Universidade de São Paulo - Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP-EACH). Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Psicóloga e Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial12p185-206

Palavras-chave:

Morte, Luto, Ciclo de vida, Adultos, Idosos

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as representações acerca da morte e do luto em diferentes grupos etários. Foram entrevistados 22 sujeitos, incluindo crianças, adultos jovens, adultos de meia-idade e idosos. Ao grupo de crianças, solicitou-se a elaboração de desenhos, e os demais participantes foram entrevistados, sendo os depoimentos registrados e analisados de forma qualitativa sob a análise temática de Minayo (1994). A representação da morte e do luto foi heterogênea. Para as crianças, a morte foi caracterizada como um evento não-normativo, representada pela violência urbana e transgressão das normas sociais. Os adultos jovens conceberam a morte como algo transcendente e o luto como a expressão da perda. Os adultos de meia idade, por outro lado, sinalizaram o respeito ao processo de luto e se referiram à morte como finitude, perda de esperança. Já os idosos destacaram a dimensão da própria finitude.

Biografia do Autor

Henrique Salmazo da Silva, USP

Gerontólogo bacharel em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Mestrando em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

Downloads

Publicado

2013-10-23

Como Citar

Salmazo da Silva, H., Zemuner, M. N., Rodrigues, P. H. da S., Andrade, T. B. de, Martiniano, V., & Falcão, D. V. da S. (2013). As representações da morte e do luto no ciclo de vida. Revista Kairós-Gerontologia, 15(Especial12), 185–206. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial12p185-206