Perfil de cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer

Autores

  • Claudia Lysia Oliveira de Araújo Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, Lorena (SP)
  • Janaina França Oliveira Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, Lorena (SP)
  • Janine Maria Pereira Faculdades Integradas Teresa D´Ávila. Lorena (SP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i1p109-128

Palavras-chave:

Cuidador, Idoso, Doença de Alzheimer, Enfermagem.

Resumo

O cuidador de idosos é tido como o profissional que oferece cuidados para suprir a incapacidade funcional, temporária ou definitiva, de uma pessoa nas suas tarefas práticas como as atividades de vida diária e de autocuidado. A tarefa do cuidar inclui, entretanto, ações que visam, no caso de uma pessoa com impedimentos físicos ou mentais, a levá-la a participar de atividades ligadas a seu bem-estar ou melhora subjetiva e promover as relações no campo social, com as outras pessoas, extensivas ao próprio cuidador, mas também no campo afetivo, amoroso. Isso complica bastante especialmente no caso de pessoas idosas com Doença de Alzheimer, foco deste trabalho. O objetivo deste estudo é, pois, mapear o perfil sociodemográfico e o tempo dispendido nas tarefas associadas aos cuidados, a partir de variáveis como: faixa etária; sexo; escolaridade; grau de parentesco com o idoso; tempo de cuidados ao portador de Doença de Alzheimer; se cuidador formal ou informal; suas atividades de vida diária; horas de cuidados com o idoso por dia; se recebe ajuda de familiares; conhecimentos e dúvidas sobre a doença; seus sentimentos; alterações psicológicas e físicas desenvolvidas; agressões sofridas; informações sobre ações sociais; e recursos de políticas públicas. Trata-se de estudo qualitativo-quantitativo, de caráter exploratório- descritivo, realizado em uma regional da Associação Brasileira de Alzheimer de cidade do médio Vale do Paraíba. A população do estudo foram os cuidadores de idosos com Doença de Azlheimer, que aceitaram participar do estudo. Constatou-se que o grupo desses cuidadores manifesta grande desgaste físico, emocional e subjetivo, que se liga a uma carga excessiva e extenuante de trabalho, a ponto de eles viverem praticamente em função de seus doentes, esquecendo-se de si próprios e não cuidando absolutamente de si. O estudo vem ratificar que os impactos e desafios a um cuidador de idoso com D.A. são complexos e com consequências preocupantes à relação idoso-cuidador e à própria vida do cuidador, o que mostra a imperiosa necessidade de se encontrarem vias para solucionar a problemática dessas relações.   

Biografia do Autor

Claudia Lysia Oliveira de Araújo, Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, Lorena (SP)

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Enfermagem-Faculdades de Ciências Médicas/Unicamp. Doutoranda em Enfermagem na Saúde do Adulto, da Escola de Enfermagem da USP. Professora Titular, das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, Lorena (SP).

Janaina França Oliveira, Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, Lorena (SP)

Graduanda das Faculdades Integradas Teresa D´Ávila. Lorena (SP).

Janine Maria Pereira, Faculdades Integradas Teresa D´Ávila. Lorena (SP)

Graduanda das Faculdades Integradas Teresa D´Ávila. Lorena (SP).

Downloads

Publicado

2012-03-01

Como Citar

Araújo, C. L. O. de, Oliveira, J. F., & Pereira, J. M. (2012). Perfil de cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer. Revista Kairós-Gerontologia, 15(1), 109–128. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i1p109-128

Edição

Seção

Artigos