Universidade Aberta à Terceira Idade: como atrair novos estudantes?

Thaís Bento Lima-Silva, Tiago Nascimento Ordonez, Gabriel Camacho Litardo, Paula Akemi Nagai, Liza Satie Eguchi, Milena Yuri Suzuki, Meire Cachioni

Resumo


Com base na perspectiva do life-span e na educação permanente para idosos, desenvolvemos um estudo que enfoca os participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI). Este estudo teve como objetivo identificar o perfil e asdemandas dos alunos da UnATI e, a partir desses dados, promover estratégias dedivulgação mais eficientes dos cursos e oficinas já existentes, bem como proporsugestões de novos cursos, a fim de atrair novos alunos. Foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas e uma escala de motivos de quatro itens. O perfil foi analisado de forma descritiva, enquanto que as demais variáveis foram analisadas qualitativamente por meio do método de Minayo. A amostra foi composta por 50 estudantes da UnATI com cinqüenta anos e mais, inscritos no primeiro semestre de 2008. Dentre os entrevistados, observou-se a predominância feminina, com perfil bastante variado de rendimento e escolaridade. O principal motivo de adesão ao programa foi aumentar conhecimentos e os cursos mais sugeridos pelos idosos foram referentes à atividade física, artes, informática e idiomas. Dentre as sugestões de divulgação, os entrevistados sugeriram, principalmente, a televisão, o rádio e a distribuição de folhetos em locais de grande circulação pelos idosos.

Palavras-chave


Idosos; Envelhecimento e Educação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial14p259-276

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.