Suicídio em idosos no Recife (PE): Um estudo sobre mortalidade por causas externas

Fernando Augusto de Mendonça Neto, Aníbal Augusto Gaudêncio de Melo, Antônio Fernandes Bernardo de Queiroz, Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva, Fábia Maria de Lima

Resumo


O suicídio é um problema de saúde pública. Entre os idosos, esse tema não tem sido estudado com a devida importância. A doença mais frequentemente relacionada ao suicídio entre idosos é a depressão. Este estudo descreve características das mortes por suicídios entre idosos necropsiados no IML da cidade de Recife (PE), Brasil, em 2009. Os dados foram coletados do livro de registro de mortes do necrotério, dos laudos tanatoscópicos e das declarações de óbito. Das 352 necropsias, 25 foram por suicídio, sendo 13 homens e 12 mulheres, havendo maior incidência na idade entre 60 e 69 anos de idade.

Palavras-chave


Suicídio; Idoso; Mortalidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p255-267

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.