Percepções da pessoa idosa quanto aos cuidados fisioterapêuticos no seu envelhecer

Luzia Wilma Santana da Silva, Téssia Fernandes de Souza, Tatiane Oliveira de Souza, Márcio Costa de Souza, Mirla de Souza

Resumo


No Brasil, o envelhecimento populacional e a demanda crescente de pessoas com doenças crônicas e incapacidades funcionais têm despertado a atenção dos cientistas da saúde, visto que comprometem não apenas o processo de viver, mas também as relações sociais e o sistema familiar. Nesse contexto, a inserção da fisioterapia no nível primário apresenta-se como uma estratégia capaz de fortalecer a atenção básica, aumentando a resolutividade do Sistema Único de Saúde, no reforço à integralidade na assistência. Objetivo: Conhecer as percepções da pessoa idosa sobre os cuidados fisioterapêuticos desenvolvidos no contexto familiar/domiciliar. Método: Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa; realizado em um município localizado no interior do Estado da Bahia, Brasil, no período de abril a julho de 2013, utilizando como instrumento: entrevista semiestruturada aplicada a quatro pessoas idosas, usuárias do serviço de fisioterapia domiciliar do Programa de Ação Continuada do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão e que possuíam condições cognitivas preservadas, de acordo com Miniexame do Estado Mental (MEEM). Os resultados evidenciaram satisfação dos sujeitos quanto à evolução físico-funcional decorrente do atendimento fisioterapêutico domiciliar em seu bem-estar geral, bem como o domicílio, um espaço privilegiado para a ação reabilitadora proximal dos cuidados, que se reverteu em vínculos de solidariedade, de escuta sensível, de valorização pessoal e de amizade. Apesar disso, também foram identificadas insatisfações quanto à descontinuidade e resolutividade do tratamento no período de recesso acadêmico, fazendo alertar para a necessidade de motivação no direcionamento das capacidades resilientes das pessoas.


Palavras-chave


Envelhecimento; Domicílio; Fisioterapia Comunitária.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p69-86

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.