Intervenções psicossociais com grupos de idosos

Autores

  • Dóris Firmino Rabelo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
  • Anita Liberasso Nery Faculdade de Educação da Unicamp.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p43-63

Palavras-chave:

Idosos, Grupos, Psicoeducação, Intervenção Psicossocial.

Resumo

As intervenções psicossociais com grupos são uma ferramenta importante para o cuidado à população idosa e, sobre o assunto, verifica-se uma carência de material didático. O objetivo deste artigo é apresentar sugestões de passos que podem orientar o trabalho em grupo com idosos. As sugestões envolvem o plano de intervenção, desde a análise da demanda, o contexto do grupo e do local onde as atividades são realizadas, as habilidades requeridas para o trabalho com idosos e a escolha do tema central da proposta de intervenção até a estrutura dos encontros, do primeiro ao último.

 

Biografia do Autor

Dóris Firmino Rabelo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Dóris Firmino Rabelo – Professora Assistente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

E-mail: drisrabelo@yahoo.com.br

Anita Liberasso Nery, Faculdade de Educação da Unicamp.

Anita Liberasso Nery - Professora Titular na Faculdade de Educação da Unicamp. Livre- Docente em Educação pela Unicamp. Doutora e Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Graduada em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio de Itu. Foi Cientista Visitante no Instituto Max Planck for Human Development and Education em Berlim, Alemanha, em 1994 e 1998. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação. Membro-fundador do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, da Universidade Estadual de Campinas, na Faculdade de Educação. Coordenadora da Comissão de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

E-mail: drisrabelo@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

Rabelo, D. F., & Nery, A. L. (2013). Intervenções psicossociais com grupos de idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 16(4), 43–63. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p43-63

Edição

Seção

Artigos