A velhice vítima de negligência: omissão do Estado e rebatimentos ao Serviço Social

Autores

  • Fernanda Tavares Arruda Universidade de Pernambuco, em parceria com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz.
  • Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva Universidade Federal de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p247-262

Palavras-chave:

Velhice, Classe social, Negligência.

Resumo

A violência, vista sob a ótica da totalidade social, é reveladora de particularidades. Na intenção de ir ao cerne desse fenômeno, o presente estudo tem por objetivo analisá-la como tendência da omissão do Estado no conteúdo das Políticas Sociais. Através da fundamentação teórica e crítica do Serviço Social e da interpretação dos dados demográficos e epidemiológicos, inferiu-se que a omissão do Estado, via políticas sociais, constitui uma negligência à velhice da classe trabalhadora, reservando contraditórias demandas ao Serviço Social.

 

Biografia do Autor

Fernanda Tavares Arruda, Universidade de Pernambuco, em parceria com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

Assistente Social, Especialista em Gerontologia, integrante do Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento Humano na perspectiva da Totalidade Social da Universidade de Pernambuco, em parceria com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, desde abril de 2012.

 

Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva, Universidade Federal de Pernambuco.

Professora orientadora deste Artigo. Doutora em Serviço Social. Gerontóloga titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Coordenadora do Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento Humano na perspectiva da Totalidade Social. Universidade Federal de Pernambuco.

 

Downloads

Publicado

2014-03-30

Como Citar

Arruda, F. T., & Paiva, S. de O. C. e. (2014). A velhice vítima de negligência: omissão do Estado e rebatimentos ao Serviço Social. Revista Kairós-Gerontologia, 17(1), 247–262. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p247-262

Edição

Seção

Artigos