Encontros de profissionais da área de reabilitação e idosos com demências – Repercussões e descobertas no trabalho voluntário em um Centro-Dia.

Bernadete de Oliveira, Aline Ribeiro da Silva Isnardi, Taís Ribeiro da Silva Isnardi

Resumo


Participaram deste estudo 15 idosos, sendo 5 homens e 10 mulheres, em média com 85 anos de idade, e todos com diagnóstico de demência. O procedimento metodológico consistiu na inserção do pesquisador no interior do grupo, observado por 9 semanas, com instrumento de pesquisa identificado como Diário de Campo. Em termos de resultados, foi possível constatar que a área da Gerontologia Social fortalece a instituição CDI-AFAI, ao proporcionar reflexão ampla e transversal sobre as repercussões e descobertas de seu trabalho. Esta experiência foi relevante por propiciar um espaço de diálogo e debate sobre os desafios postos pela longevidade dos idosos fragilizados, diante da concepção biopsicossocial do envelhecimento.

.


Palavras-chave


Demência; Centro-Dia para Idosos; Trabalho voluntário; Reabilitação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p337-354

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.