Encontros de profissionais da área de reabilitação e idosos com demências – Repercussões e descobertas no trabalho voluntário em um Centro-Dia.

Autores

  • Bernadete de Oliveira COGEAE/PUC-SP e UNIP-Vergueiro.
  • Aline Ribeiro da Silva Isnardi Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP.
  • Taís Ribeiro da Silva Isnardi Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p337-354

Palavras-chave:

Demência, Centro-Dia para Idosos, Trabalho voluntário, Reabilitação.

Resumo

Participaram deste estudo 15 idosos, sendo 5 homens e 10 mulheres, em média com 85 anos de idade, e todos com diagnóstico de demência. O procedimento metodológico consistiu na inserção do pesquisador no interior do grupo, observado por 9 semanas, com instrumento de pesquisa identificado como Diário de Campo. Em termos de resultados, foi possível constatar que a área da Gerontologia Social fortalece a instituição CDI-AFAI, ao proporcionar reflexão ampla e transversal sobre as repercussões e descobertas de seu trabalho. Esta experiência foi relevante por propiciar um espaço de diálogo e debate sobre os desafios postos pela longevidade dos idosos fragilizados, diante da concepção biopsicossocial do envelhecimento.

.

Biografia do Autor

Bernadete de Oliveira, COGEAE/PUC-SP e UNIP-Vergueiro.

Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia e Doutora em Sociais Ciências (PUCSP/FAPESP), Titulada pela SBGG e Associada Fundadora do OLHE. Pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE/PUCSP), do site Portal do Envelhecimento e do Programa Cuidar é Viver (OLHE); Docente em Cursos de Formação de Cuidadores de Idosos; Cursos, lato sensu, de Gerontologia (COGEAE/PUCSP) e de Psicogerontologia (UNIP-Vergueiro); Cursos de Gerenciamento de Cuidados ao Idoso (EMS-Cidade de São Paulo).

 

Aline Ribeiro da Silva Isnardi, Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP.

Fisioterapeuta, Especialista em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP.

 

Taís Ribeiro da Silva Isnardi, Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP.

Fisioterapeuta, Especialista em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP.

 

Downloads

Publicado

2014-03-30

Como Citar

Oliveira, B. de, Isnardi, A. R. da S., & Isnardi, T. R. da S. (2014). Encontros de profissionais da área de reabilitação e idosos com demências – Repercussões e descobertas no trabalho voluntário em um Centro-Dia. Revista Kairós-Gerontologia, 17(1), 337–354. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p337-354

Edição

Seção

Relato de Experiência