Cuidadores Familiares de Idosos com a Doença de Alzheimer

Autores

  • Camila Rodrigues Garcia Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH. Mestranda em Gerontologia pela USP, EACH.
  • Gabriela Cabett Cipolli Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH. Mestranda em Gerontologia pela USP, EACH.
  • Jéssica Pucci dos Santos Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH.
  • Luca Pasquali Freitas Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH.
  • Mayara Cartoni Braz Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH.
  • Deusivania Vieira da Silva Falcão Psicóloga e Mestra em Psicologia Social, UFPB. Doutora em Psicologia, UnB. Professora Doutora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p409-426

Palavras-chave:

Doença de Alzheimer, Cuidador, Família.

Resumo

 

RESUMO: Este estudo teve como objetivo investigar na perspectiva de cuidadores familiares de idosos com provável/possível diagnóstico da doença de Alzheimer: a reação inicial da família diante do provável/possível diagnóstico da doença de Alzheimer; as principais atividades realizadas com estes idosos; as fontes de auxílio no cuidado e o grau de satisfação em relação a esse auxílio; os sentimentos vivenciados diante da tarefa de cuidar e a dinâmica familiar após a enfermidade. A amostra foi composta por 17 cuidadores familiares que contaram com o auxílio da Associação de Familiares e Amigos dos Idosos (AFAI). Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados demonstraram que a reação inicial dos familiares foi desfavorável diante do provável/possível diagnóstico da DA e com a progressão da doença, os cuidadores vivenciaram sentimentos desfavoráveis diante da tarefa de cuidar, desencadeando mudanças na dinâmica familiar.

Palavras-chave: Doença de Alzheimer; Cuidador; Família.

Biografia do Autor

Camila Rodrigues Garcia, Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH. Mestranda em Gerontologia pela USP, EACH.

Camila Rodrigues Garcia – Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH. Mestranda em Gerontologia pela USP, EACH.  

E-mail: camila.rodrigues.usp@gmail.com

Gabriela Cabett Cipolli, Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH. Mestranda em Gerontologia pela USP, EACH.

Gabriela Cabett Cipolli – Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH. Mestranda em Gerontologia pela USP, EACH.

E-mail: gabicipolli@hotmail.com

Jéssica Pucci dos Santos, Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH.

Jéssica Pucci dos Santos - Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH.

E-mail: jessica.pucci.santos@gmail.com

Luca Pasquali Freitas, Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH.

Luca Pasquali Freitas – Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH.

E-mail: luca.pasquali11@gmail.com

Mayara Cartoni Braz, Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH.

Mayara Cartoni Braz – Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH.

E-mail: mayaracartoni.braz@gmail.com

Deusivania Vieira da Silva Falcão, Psicóloga e Mestra em Psicologia Social, UFPB. Doutora em Psicologia, UnB. Professora Doutora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH.

Deusivania Vieira da Silva Falcão – Psicóloga e Mestra em Psicologia Social, UFPB. Doutora em Psicologia, UnB. Professora Doutora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH.

E-mail: deusivaniafalcao@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Garcia, C. R., Cipolli, G. C., Santos, J. P. dos, Freitas, L. P., Braz, M. C., & Falcão, D. V. da S. (2017). Cuidadores Familiares de Idosos com a Doença de Alzheimer. Revista Kairós-Gerontologia, 20(1), 409–426. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p409-426

Edição

Seção

Artigos