O espaço urbano do bairro e o impacto nas relações sociais de idosos: uma revisão narrativa da literatura

Autores

  • Mariana Alves da Silva do Nascimento Gerontologia, Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).
  • Maria Luisa Trindade Bestetti Curso de Bacharelado em Gerontologia da Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).
  • Deusivânia Vieira da Silva Falcão Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Gerontologia, da Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p179-194

Palavras-chave:

Idoso, Relações Sociais, Espaço Urbano.

Resumo

O objetivo deste artigo foi apresentar uma revisão narrativa de literatura sobre a relação entre o meio urbano e as relações sociais na velhice. Foram utilizados seis artigos da base de dados Urban Studies Abstracts. A análise dos estudos demonstrou que as condições ambientais do bairro podem influenciar as relações sociais de seus moradores idosos, intensificando o isolamento dos sujeitos quando carece de recursos, e promovendo a socialização quando oferece oportunidades para o caminhar e a troca social.

 

Biografia do Autor

Mariana Alves da Silva do Nascimento, Gerontologia, Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Gerontologia na Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

 

Maria Luisa Trindade Bestetti, Curso de Bacharelado em Gerontologia da Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Professora Doutora no Curso de Bacharelado em Gerontologia da Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Arquiteta (UFRGS), Mestra e Doutora em Arquitetura e Urbanismo (USP).

 

Deusivânia Vieira da Silva Falcão, Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Gerontologia, da Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Deusivânia Vieira da Silva Falcão – Professora Doutora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Gerontologia, da Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Psicóloga e Mestre em Psicologia Social (UFPB). Doutora em Psicologia (UnB).

 

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Nascimento, M. A. da S. do, Bestetti, M. L. T., & Falcão, D. V. da S. (2017). O espaço urbano do bairro e o impacto nas relações sociais de idosos: uma revisão narrativa da literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 20(2), 179–194. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p179-194

Edição

Seção

Artigos