Repercussões psicossociais da dependência funcional no cotidiano de idosos longevos

Autores

  • Pollyanna Viana Lima Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitória da Conquista, BA.
  • Tatiane Dias Casemiro Valença Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Fisioterapia da UESB, Vitória da Conquista, BA. E-mail: tativalenca26@gmail.com
  • Luciana Araújo dos Reis Ciências da Saúde pela UFRN. Docente Adjunto UESB e FAINOR. Vitória da Conquista, BA.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p293-309

Palavras-chave:

Idosos, Longevidade, Efeitos Psicossociais.

Resumo

RESUMO: O objetivo deste estudo é conhecer e discutir as repercussões psicossociais da dependência funcional no cotidiano de sete idosos longevos de uma Unidade de Saúde da Família. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, realizada em uma Unidade de Saúde da Família. Ficou evidente, entre as repercussões psicológicas, a presença de sentimentos de medo, tristeza e depressão. Em relação a repercussões sociais, a principal encontrada foi a redução nas relações sociais e o isolamento social, com consequente solidão. 

 

Biografia do Autor

Pollyanna Viana Lima, Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitória da Conquista, BA.

Enfermeira. Mestre e doutoranda em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitória da Conquista, BA.

Tatiane Dias Casemiro Valença, Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Fisioterapia da UESB, Vitória da Conquista, BA. E-mail: tativalenca26@gmail.com

Fisioterapeuta. Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Docente do Curso de Fisioterapia da UESB, Vitória da Conquista, BA.

 

Luciana Araújo dos Reis, Ciências da Saúde pela UFRN. Docente Adjunto UESB e FAINOR. Vitória da Conquista, BA.

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN. Docente Adjunto UESB e FAINOR. Vitória da Conquista, BA.

 

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Lima, P. V., Valença, T. D. C., & Reis, L. A. dos. (2017). Repercussões psicossociais da dependência funcional no cotidiano de idosos longevos. Revista Kairós-Gerontologia, 20(2), 293–309. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p293-309

Edição

Seção

Artigos